Universidade
do Porto (UP)
Coordenação: Prof. Fátima Marinho
Gestão: Ana Reis
Copyright © 2024 ― Todos os direitos reservados
Design: Giovanni Tagliaro
Implementação: Jorge Santos
Edição Gráfica: Pedro Silveira
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.
Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS)
Coordenação: Prof. Nicolas Maillard
Gestão: Lizângela Guerra
ANNA CALLUS
COORDENADORA DO EBW+ NA UNIVERSITY OF MALTA
Nos seus 400 anos de existência, a Universidade de Malta possui uma longa história de internacionalização. Nós firmamos colaborações e acordos de intercâmbio estudantil há décadas com países parceiros em todos os cantos do mundo. A Universidade de Malta começou a participar no popular programa Erasmus em 2001. Desde então, a Universidade tem enviado e recebido uma grande quantidade de estudantes e técnico-administrativos em mobilidade em países europeus. Sendo uma pequena ilha, é importante para nós estabelecer laços fortes com parceiros internacionais que nos auxiliem a continuar evoluindo, criando pesquisas inovadoras e cursos acadêmicos. Hoje, a Universidade de Malta tem 11.500 estudantes, dos quais 925 são estudantes internacionais de mais de 90 países. Nós recebemos cerca de 400 estudantes visitantes por ano do Canadá, EUA, China, Japão, Coreia e agora, do Brasil!
Eu trabalho no Departamento Internacional e da União Europeia há 15 anos. Desde o início sou a coordenadora do Erasmus, e sempre gostei de conhecer estudantes, que me ensinaram muito. Eu acredito que os estudantes internacionais têm muito a contribuir não só para a Universidade, mas também para a sociedade maltesa em geral. Eu também já vi muitos estudantes malteses tornarem-se mais interessados em estudar no exterior, mesmo que somente por um semestre ou um ano. Morar no exterior, longe das zonas de conforto, enriquece as pessoas e as muda para melhor; ao menos esta é a minha experiência pessoal de quando vivi e trabalhei na Bélgica por um ano.
A Universidade de Malta tem sido parceira do EBW+ desde 2014. Nós aprendemos muito sobre o Brasil, seu povo e estudantes, o sistema educacional e a sociedade. Temos sorte de receber estudantes de engenharia, artes cênicas e membros das equipes técnico-administrativas. Mesmo sendo verão, nós estamos nos preparando ativamente para a nova chegada de estudantes, entre os quais haverá beneficiários do EBW+. Temos feito grandes amizades com as pessoas que nos visitam, mas também temos estabelecido acordos formais com instituições parceiras no Brasil, e planejamos que sejam colaborações que durem décadas.
Se você gostaria de saber mais sobre a Universidade de Malta e meu segundo lar, dê uma olhada aqui:
MICHEL FOSSY
COORDENADOR DO EBW+ NA UFCG
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi criada em abril de 2012, resultado do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente com 07 campi universitários, localizados em 07 diferentes cidades do estado da Paraíba, ela oferece, atendendo a cerca de 20.000 estudantes, 95 cursos de graduação, 23 mestrados e 12 doutorados acadêmicos e 05 mestrados profissionalizantes.
A procura pelo acesso a programas de mobilidade internacional, principalmente por parte de alunos de graduação, em todas as áreas, vem crescendo. A UFCG estreia a sua participação no programa Erasmus Mundus com o EBW+. A participação da UFCG no EBW+ representa uma valiosa contribuição para o seu processo de internacionalização, considerando as possibilidades existentes para que servidores e discentes possam ter uma experiência internacional impar, quer seja no campo da pesquisa, do ensino ou administrativo em reconhecidas instituições europeias.
Com o EBW+, a UFCG dá mais um passo em busca de uma projeção internacional mais objetiva e eficiente, o que certamente resultará numa divulgação mais ampla do seu potencial e uma abertura para novos horizontes no campo internacional.
AS INSCRIÇÕES PARA A TERCEIRA CHAMADA
ESTÃO ABERTAS!
Está atualmente aberta a 3ª Chamada do Projeto EBW+.
Esta Chamada é dirigida exclusivamente a estudantes de doutorado brasileiros que atualmente estão inscritos num curso nas áreas de Artes Criativas ou Engenharia/Tecnologia.
Esta é a última oportunidade para os estudantes interessados submeterem as suas propostas para realizarem um período de estudos ou pesquisa numa das mais prestigiadas Instituições de Ensino Superior da Europa. Para esta Chamada em particular, as seguintes universidades abrem as portas aos estudantes brasileiros:
Informação detalhada sobre os cursos e áreas de pesquisa disponíveis está incluída no website oficial do projeto: http://ebwplus.up.pt.
Este é também o website no qual deve ser submetido o formulário de candidatura até ao dia 31 de agosto.
O Projeto EBW+ irá atribuir bolsas que incluem:
Não perca esta oportunidade!
PARCEIROS E ASSOCIADOS EBW+ SE REUNEM PARA
MONITORAR O PROJETO E DEFINIR
ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE
A segunda reunião do Comité Diretivo do EBW+ teve lugar em Fortaleza, Brasil no dia 15 de abril de 2016. O Comité Diretivo inclui representantes de todas as instituições parceiras e associadas do projeto e é o órgão responsável por todas as decisões e planeamento estratégico dentro do consórcio EBW+ de instituições.
Depois da reunião de lançamento que foi organizada em Porto Alegre em 2014, esta foi a segunda vez que todos os parceiros EBW+ se reuniram. A agenda da reunião incluiu a apresentação dos resultados intercalares do projeto e a discussão de temas relevantes para a implementação das atividades futuras. Um grande número de boas práticas foi partilhado entre os participantes e muitas decisões tomadas sempre em vista à melhoria da qualidade do projeto e do apoio e atividades disponibilizados aos bolsistas.
Em paralelo com a reunião do Comité Diretivo, também o Comité para a Sustentabilidade do projeto reuniu em Fortaleza. Este Comité, coordenado pela UFRGS, consiste num grupo de trabalho dentro da parceria que está particularmente focado no estabelecimento das bases necessárias para permitir que os parceiros continuem a sua colaboração em outros enquadramentos depois do final do Projeto EBW+. Nesta reunião, foram discutidas em detalhe as estratégias e as atividades do Comité bem como alocados papéis específicos a parceiros específicos no sentido de se atingir com êxito o objetivo final.
EBW+ PARTICIPA DA CONFERÊNCIA FAUBAI 2016 E
DO WORKSHOP DE RECONHECIMENTO ACADÊMICO
DO PROJETO BABEL
No âmbito do Projeto BABEL (um Projeto Erasmus Mundus coordenado pela Universidade do Porto, co-coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e incluindo várias instituições parceiras do Brasil), o “Workshop sobre Reconhecimento Académico entre a Europa e América Latina: velhos problemas, novas soluções” foi organizado como parte da agenda da Conferência FAUBAI 2016, em colaboração com dois outros projetos Erasmus Mundus com o Brasil: o IBRASIL e o BE MUNDUS.
O EBW+ juntou-se a esta iniciativa e muitas instituições parceiras deste projeto participaram também no Workshop.
O evento teve a sua abertura oficial por Brian Holmes, o Diretor da Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e Cultura, a Agência Executiva da Comissão Europeia que é responsável pela gestão do Programa Erasmus Mundus.
Após introdução a esta temática relevante por Bárbara Costa, Diretora do Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, e contextualização do Workshop no trabalho do Projeto BABEL por Vitor Amaral, Diretor do Serviço de Relações Internacionais da UFRJ e Ana Cunha, Professora na UFRJ, dois peritos convidados partilharam as suas opiniões sobre esta problemática.
O Professor Ricardo Naveiro do Brasil e o Professor Juan Carlos Duque Ametxazurra da Europa apresentaram e interpretaram os resultados de um inquérito que havia sido distribuído pelo Comité de Qualidade do Projeto BABEL às instituições parceiras, e partilharam as suas experiências sobre as razões que estão na origem dos resultados obtidos. Na segunda parte do evento, representantes de Instituições de Ensino Superior da América Latina e União Europeia apresentaram boas práticas das suas instituições, revelando como ultrapassaram os obstáculos colocados pelo intercâmbio internacional de estudantes e a necessidade de assegurar o reconhecimento académico das atividades.
Da América Latina, foram partilhadas experiências por Antonio Chalfun da UFLA (Brasil); Virginia Alvarez e Carolina Greising da UCU (Uruguai); Patrícia Spadaro da UNESP (Brasil); e Nelly Monges da UNI (Paraguai). Da União Europeia, foram partilhadas experiências por Mónica Pissarra e Elisabete Neves da U.Porto (Portugal) e por Barbara Claeys da UGent (Bélgica), representando o Projeto EGRACONS.
SGROUP ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO
COM FAUBAI
No passado dia 16 de abril de 2016, o Grupo Santander assinou um acordo com a associação brasileira FAUBAI, realçando assim a forte relação com a América Latina. Esta cerimónia teve lugar na sessão de abertura da conferência anual da FAUBAI em Fortaleza, Brasil.
Baseando-se na relação duradoura e confiança mútua conseguida ao longo de anos de cooperação frutífera, o SGroup e a FAUBAI pretendem agora intensificar os seus esforços conjuntos no sentido de criar um ambiente frutífero através de uma colaboração baseada em projetos a programas internacionais. Espera-se que os resultados dos projetos conjuntos conduzam a uma melhoria da compreensão mútua e uma interação estruturada das IES participantes no SGroup e na FAUBAI. A Universidade do Porto e a Universidade de Gent, membros do SGroup, irão atuar como os primeiros pontos de contacto europeus com a Universidade Federal do Rio de Janeiro como universidade representante da FAUBAI.
A Rede SGroup é uma plataforma dinâmica para colaboração universitária entre instituições europeias e não-europeias com o objetivo de desenvolver a internacionalização dos seus membros, promover excelência universitária na educação e investigação e promover uma adaptação contínua às necessidades educativas e sociais de um modo criativo e inovador.
A FAUBAI, ou a Associação Brasileira de Educação Internacional, junta mais de 180 gestores e outras entidades responsáveis pelas relações internacionais e promove a integração e formação de gestores da área através de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais. Adicionalmente, a FAUBAI divulga a diversidade e potencial das IES brasileiras junto de agências financiadoras, missões diplomáticas, e organizações e programas internacionais.
Thaynara Costa (UFRJ » U.Porto)
Educação
Participar de um projeto Europeu foi uma escolha incrível e memorável. Ser bolseira EBW+ me possibilitou crescer; aprender a aprender, confrontar saberes e a gerir informações com os conhecimentos. No que diz respeito ao crescimento pessoal, sem dúvida a organização e planejamento de uma vida num país estrangeiro, onde tive que reaprender a usar o transporte público, a comprar e cozinhar alimentos ou a conversar com os portugueses, se calhar, à moda portuguesa foram os principais aprendizados. Sobre o crescimento como estudante... Ah! Este foi imensurável! Estar numa cadeira da Universidade do Porto, participar de congressos, voluntariados e seminários foram experiências fantásticas que me permitiram cruzar meus conhecimentos com outras realidades e mergulhar num oceano de saberes em (inter) relações. Esta experiência cumpriu o principal objetivo: possibilitar meu crescimento como estudante de Lic. Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, permitindo diversificadas leituras na biblioteca da FPCEUP, participando de debates e conversas com excelentes professores/pesquisadores e produzindo meu próprio aprendizado através do intercâmbio de informações e pesquisas para os trabalhos. Foi um semestre de recordes: fiz curso de língua, voluntariados pela FPCEUP com idosos, visitei a Escola da Ponte - uma escola de referência - e espaços culturais com apoio da Universidade do Porto com a Câmara Municipal do Porto, fiz trabalho de campo, levantamento de referências bibliográficas sobre a temática das desigualdades educacionais e muito mais! Como é possível perceber, foi um semestre muito produtivo. E ainda consegui conhecer outros países e universidades referências para mim. Conseguiria definir esta experiência em uma palavra: INTERCÂMBIO, sim, intercâmbio de culturas, saberes, informações, costumes e experiências. Foi um passo desafiador, que me permitiu aprender a aprender!
E agora só posso dizer muito obrigada!
RAFAEL VINICIUS (UFMT » RTU)
ENGENHARIA
Essa foi uma das melhores oportunidades que apareceu na minha vida. Poder conhecer outra cultura totalmente diferente do meu país é simplesmente fantástico. O choque dos primeiros dias, o avanço ao longo do tempo e a saudade que fica são as etapas que eu classificaria o intercâmbio.
Claro que no início eu tive certa dificuldade em me adaptar, principalmente por causa da língua e dos assuntos acadêmicos (matrícula e arranjo de disciplinas). Mas todo sofrimento valeu a pena. Se eu tivesse outra oportunidade, faria tudo de novo.
O momento mais fantástico da minha experiência foi no mês de novembro, quando a Letônia comemora sua independência da Rússia. A população vai às ruas orgulhosa da sua nação e canta em coro o hino nacional. Nesse dia, eu senti uma emoção muito forte por fazer parte de tudo aquilo e conseguia sentir a energia da devoção deles. Em resumo, consegui compreender o povo letão.
Fiz amigos lá que levarei para sempre comigo, embora a maioria deles também sejam intercambistas.
A oportunidade de intercâmbio é enriquecedora, porque transforma a pessoa totalmente. Eu aprendi a ter mais confiança em mim, estar sempre atento às mudanças a minha volta, ser mais sociável, desenvolvi mais o espírito de liderança e hoje sou mais capacitado para solução de problemas inesperados. Acredito que mesmo em apenas 5 meses fora do meu país me fez amadurecer 10 anos e meu currículo ficar mais denso. Com toda a certeza, serei um profissional de destaque no mercado de trabalho.
Só tenho a agradecer imensamente a toda equipe organizadora do EBW+, vocês foram responsáveis por mudar a minha vida para melhor. Obrigado.
KARLA KLEIN (UFT » U.PORTO)
RECURSOS HUMANOS
O período de mobilidade que passei no Serviço de Recursos Humanos da Universidade do Porto certamente foi uma grande oportunidade de aprendizagem e de desenvolvimento profissional. Fui acolhida por uma equipe muito receptiva e tive a oportunidade de passar por uma ação de integração já na primeira semana de mobilidade, adquirindo assim uma visão geral dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto.
Durante minha mobilidade visitei ainda o Departamento de Epidemiologia e o Serviço de Ação Social que contribuíram fortemente com o conhecimento adquirido sobre os serviços prestados aos trabalhadores.
Nos 30 dias de mobilidade que se passaram me foi possível ir além do conhecimento técnico e me aprofundar na cultura Portuguesa (música, gastronomia, história, arte, etc), aproveitei cada momento na cidade do Porto!
Agradeço imensamente a oportunidade e levarei na bagagem para o Tocantins muito conhecimento e um carinho especial por este lugar maravilhoso!
JOVENS PESQUISADORES DESDE A GRADUAÇÃO:
CONHEÇA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL
O programa institucional de bolsas de Iniciação Científica (IC) é um programa voltado para despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado. O programa tem por objetivo contribuir para a formação científica e para a formação para pesquisa dos alunos de graduação. Outra meta importante é a redução do tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. No que diz respeito a docentes, a IC estimula também os professores a ensinar a pesquisa e as atividades originais de cunho científico, tecnológico, profissional e artístico-cultural.
O valor atual da bolsa mensal é R$ 400 (aproximadamente 100 euros).
Um estudo publicado em novembro de 2014 pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP) mostra que 37% dos estudantes de ensino superior participam de programas de iniciação científica no Brasil. Praticamente a metade dos alunos de IC tem renda familiar até 4,5 salários mínimos.
A faixa de renda familiar em que há maior concentração de alunos fica em torno de 1,5 a 3 salários mínimos. Ou seja, a bolsa de IC, além de seu caráter formativo, é também uma fonte de renda importante para estes alunos, que possibilita sua manutenção na universidade.
Em uma universidade como a UFRGS, que conta com cerca de 30.000 estudantes de graduação, temos em 2016 um quantitativo de 1658 bolsas de IC, sendo 703 disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 355 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), e 600 com recursos orçamentários próprios da UFRGS.
É de se notar também que nos últimos anos tem se desenvolvido uma modalidade de bolsas no CNPq para disponibilizar bolsa de Iniciação Científica para alunos de graduação ingressantes na Universidade através do Programa de Ações Afirmativas.
OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA
COOPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE BRASIL E SUÉCIA
Existem várias maneiras de financiar a colaboração entre a Suécia e o Brasil. Abaixo estão algumas das mais importantes.
Mobilidade estudantil
As Bolsas de Estudo do Instituto Sueco (SISS) são dadas a alunos de países selecionados (incluindo o Brasil) para estudos de mestrado completos na Suécia, que iniciarão no semestre de outono de 2017. As bolsas cobrem tanto os custos de vida quanto as taxas universitárias. A estimativa é que 400 bolsas estejam disponíveis.
A próxima chamada abrirá no outono de 2016.
https://eng.si.se/areas-of-operation/scholarships-and-grants/the-swedish-institute-study-scholarships/
Intercâmbio de professores
Programa Linneaus-Palm
O Linneaus-Palm apoia colaborações de longo prazo e bilaterais em nível departamental entre instituições de Ensino Superior, em países de baixa e média renda, e a Suécia. A colaboração se dá por meio de projetos baseados em intercâmbios entre professores e alunos, nos quais cada um deve possuir objetivos acadêmicos concretos.
Integrar perspectivas globais e novos conhecimentos ao processo de aprendizado aumenta a qualidade da educação de Ensino Superior. O programa Linneaus-Palm fornece uma oportunidade para professores e estudantes trocarem experiências dentro dos estudos de primeiro (nível de bacharelado) e segundo ciclos (nível de mestrado), em nível universitário.
Os objetivos do programa são:
As chamadas abrem anualmente e encerram-se em novembro.
http://utbyten.se/sv/Container/Topplankar/Our-programmes-from-A-to-Z/Linnaeus-Palme/
Programas de pesquisa em colaboração bilateral
Nos programas de pesquisa em colaboração bilateral, os pesquisadores suecos e brasileiros devem se candidatar para financiamento na organização parceira em seus respectivos países.
Universidade de Uppsala e Unversidade de Lund – Programa de pesquisa colaborativa FAPESP
Durante o outono de 2016, uma chamada (com orçamento de aproximadamente 200.000 dólares americanos) será aberta para projetos de pesquisa colaborativos entre pesquisadores das universidades de Uppsala e Lund e pesquisadores brasileiros na região de São Paulo.
Mais informações a respeito estarão disponíveis em:
http://www.fapesp.br/9780
http://www.fapesp.br/9803
Programa conjunto sueco-brasileiro CAPES/STINT de pesquisa colaborativa
O objetivo do programa de pesquisa colaborativo conjunto sueco-brasileiro é fortalecer a pesquisa e Ensino Superior suecos mediante o desenvolvimento e estabelecimento de parcerias internacionais. O programa apoia projetos de alta qualidade científica que claramente estão contribuindo para as atividades dos estabelecimentos educacionais participantes.
A nova chamada para propostas tem previsão de abertura em agosto de 2016.
http://www.stint.se/en/scholarships_and_grants/joint_brazilian-swedish
Colaboração internacional VINNOVA/SENAI com parceiros no Brasil para inovações na cooperação
Este programa possui uma chamada para propostas dentro do programa Cooperação Global para apoiar estudos voltados para a exequibilidade na indústria na área da aeronáutica entre equipes da Suécia e do Brasil. A chamada está sendo conduzida em cooperação com um dos parceiros da VINNOVA, o SENAI, que é responsável pelo financiamento das equipes brasileiras nos projetos de cooperação. O resultado da chamada e das permanentes discussões com as várias fontes de financiamento no Brasil irão determinar se esta chamada para propostas será seguida de outras atividades dentro do programa.
Programas nacionais de pesquisa.
Nos programas nacionais de pesquisa, os pesquisadores brasileiros podem geralmente ser parceiros para as candidaturas, mas o candidato principal normalmente deve ser o pesquisador localizado em uma universidade sueca.
As agências de fomento mais importantes são:
CHOQUE CULTURAL REVERSO
PREPARANDO A VOLTA PARA CASA
Frente ao desafio da mobilidade internacional, geralmente preparamos nossa viagem com muita atenção aos elementos que diferenciam nossa cultura de origem daquela na qual iremos imergir: a língua, a alimentação, a vestimenta, as visões de mundo e valores, etc. Estamos prestes a experimentar uma situação de estranhamento que poderá ser bastante radical, por isso buscamos alguma segurança em todo o conhecimento que podemos antecipar.
Durante a mobilidade, sejam boas ou não as experiências, de alguma forma seremos modificados pelo tempo vivido fora de nossa zona de conforto, fora do lar. Tudo aquilo que nos afetou e alterou nossas percepções sobre o mundo será levado na bagagem de volta ao país de origem. Um equívoco, no entanto, é esquecermos que este retorno solicita uma nova atenção, agora focada na experiência da reinserção em nossas rotinas ou na invenção de novas rotinas mais adequadas à pessoa, agora um pouco diferente, que desembarcará de volta a um lugar que continuou existindo, mesmo sem sua presença.
Em nosso lar, embora aparentemente tudo possa permanecer igual, o tempo passa e também modifica aqueles que ficaram, que terão suas próprias histórias e experiências para serem contadas. É preciso lembrar que essas experiências precisam ser ouvidas e compartilhadas, tendo em vista uma integração entre o nosso passado recente, o presente e o futuro que temos pela frente.
Outro desafio, no retorno para casa, é não perder-se nas tentativas de comparação entre culturas, mas compreender as suas diferenças, assim como pensar sobre qual a melhor forma de nos adaptarmos a estas sem nos sentirmos inferiores ou superiores em relação ao que éramos antes da mobilidade. A atenção a estes pontos poderá facilitar o processo de retorno, tornando-o um momento mais leve e de boas reflexões.
COMO PROCURAR ALOJAMENTO
NA CIDADE DE DESTINO
Depois da euforia de saber que foi selecionada/o para uma mobilidade internacional, a busca por alojamento é talvez uma das fases mais estressantes antes do início da mobilidade. Com as dicas abaixo, o projeto EBW+ espera chamar atenção para pontos essenciais para garantir uma boa escolha da sua nova casa durante a estada no exterior.
Casa do estudante no campus
Antes de qualquer movimento para buscar alojamento, entre em contato com a pessoa de contato na universidade de destino. Muitas universidades oferecem residências estudantis dentro do campus por preços razoáveis. Verifique as condições de reserva e de escolha da opção mais adequada para você. Se sua chegada estiver marcada para uma data anterior ao início do período letivo, verifique se o seu quarto estará disponível! Muitas residências iniciam e encerram seus contratos de acordo com o calendário acadêmico oficial.
Recomendações do International Office
Se sua universidade de destino não dispõe de residência estudantil, solicite uma lista com sugestões de acomodação. Algumas universidades possuem convênios com casas de estudante privadas e servem de contato entre o estudante e o centro de reservas.
Busca individual
Se preferir buscar um alojamento por conta própria, é fundamental se precaver e não aceitar qualquer proposta antes de avaliar os prós e os contras. Seguem algumas dicas valiosas:
A UPORTO VAI RECEPCIONAR TODOS OS
BOLSISTAS DA 2ª CHAMADA NO PORTO
Depois do grande sucesso que foi a edição de 2015, os Welcoming Days do Projeto EBW+ estarão de volta em 2016! De 1 a 3 de setembro, mais de 40 bolsistas da 2ª Chamada irão iniciar o seu período de mobilidade EBW+ no Porto, Portugal.
Estes serão 3 dias repletos de informação útil e experiências interativas, durante os quais os bolsistas participarão em workshops e sessões como Gestão de Stress, Técnicas de Apoio ao Estudo, Gestão Financeira Eficiente, entre muitos outros.
Não perca a descrição detalhada e as melhores fotos do evento na próxima edição da Newsletter!
O QUE VOCÊ GOSTARIA DE LER NA PRÓXIMA EDIÇÃO?
Se tiver ideias para novos artigos e temas para a Newsletter, por favor envie-nos as suas propostas para ebwplus@reit.up.pt.
CALENDÁRIO
Welcoming Days do Projeto EBW+ 2016 | 1 a 3 de setembro de 2016 |
---|---|
3ª Chamada | 29 de abril a 31 de agosto de 2016 |
Seleção 3ª Chamada | setembro a novembro de 2016 |
Divulgação dos resultados 2ª Chamada | dezembro de 2016 |
Início das mobilidades 3ª Chamada | Entre abril e junho de 2017 |
Data limite para início das mobilidades 3ª Chamada | 30 de junho de 2017 |
CONHEÇA A UP
Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é atualmente uma das mais prestigiadas Instituições de Ensino Superior da Europa.
Cerca de 32.000 estudantes, 2.400 professores e investigadores e 1.600 funcionários não docentes frequentam as suas 15 escolas e 60 unidades de investigação, distribuídas por três polos universitários localizados na cidade do Porto.
Com 14 faculdades e uma business school, a Universidade do Porto oferece uma excecional variedade de cursos, que abrangem todos os níveis de ensino superior e todas as grandes áreas do conhecimento.
A qualificação de excelência do corpo docente (81% dos docentes são doutorados) garante a elevada qualidade da formação da Universidade do Porto, que a torna na universidade portuguesa mais procurada pelos candidatos ao Ensino Superior e a preferida dos estudantes com as mais altas classificações escolares.
Todos os anos, cerca de 3.700 estudantes estrangeiros, de 111 diferentes países do mundo, frequentam a Universidade do Porto. E se cerca de metade destes estudantes chegam através de acordos internacionais de mobilidade, mais de metade deles escolheram a U.Porto para realizar a totalidade do seu curso superior.
A Universidade do Porto é o maior produtor de Ciência em Portugal, sendo responsável por mais de 23% dos artigos científicos portugueses indexados anualmente na ISI Web of Science.
De facto, alguns dos mais produtivos e internacionalmente reconhecidos centros portugueses de Investigação e Desenvolvimento pertencem à Universidade do Porto. Mais de metade das suas 60 unidades de investigação foi classificada com “Excelente” ou “Muito Bom” nas mais recentes avaliações independentes internacionais.
A inovação produzida pela Universidade também já conduziu ao desenvolvimento de várias tecnologias e negócios.
A Universidade tem 128 patentes e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto serve de incubadora a mais de uma centena de startups, responsáveis pela criação de 900 novos postos de trabalho qualificados na região.
Estas são algumas razões pelas quais a Universidade do Porto é a instituição portuguesa com a melhor classificação nos mais importantes rankings internacionais de Ensino e Investigação Científica, que sistematicamente colocam a U.Porto entre as 350 melhores universidades do mundo.
CONHEÇA O PORTO
O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e uma das maiores áreas urbanas da Península Ibérica. O Porto é também a maior cidade do Norte de Portugal.
O Centro Histórico do Porto é um dos locais mais atrativos para os visitantes, oferecendo uma grande variedade de monumentos e habitações de vários períodos históricos, chegando até ao século XIV. A cidade do Porto e o seu rio, o Douro, são indissociáveis. O vale do Douro, com as suas encantadoras varandas de vinhas seguras às colinas, é o reino do famoso Vinho do Porto e oferece aos visitantes vistas arrebatadoras.
O Porto é o centro de uma região rica em termos de cultura e natureza, que conjuga história, arte e natureza (mar e montanha); é o ponto de partida perfeito para excursões turísticas. Por tudo isto e muito mais, o Porto foi eleito em 2012-2014 como o Melhor Destino Europeu.
O Porto é uma cidade onde a História pode ser encontrada numa rua estreita ou em conversa com os seus habitantes.
Recentemente, a UNESCO elegeu o centro histórico do Porto como Património Mundial. Entre os principais elementos arquitetónicos da cidade, a Catedral do Porto é a estrutura mais antiga que dura até aos nossos dias, juntamente com a pequena Igreja Romana de Cedofeita, a Igreja de São Francisco em estilo gótico, os vestígios das antigas muralhas da cidade e algumas habitações do século XV. O estilo barroco está bem presente na cidade, em especial nas decorações dos interiores das igrejas de São Francisco, de Santa Clara, da Misericórdia e dos Clérigos.
O neoclassicismo e romantismo dos séculos XIX e XX trouxeram também inúmeros monumentos de interesse à paisagem da cidade, como o fabuloso Palácio da Bolsa, o Hospital de Santo António, a Câmara Municipal, os edifícios da Avenida dos Aliados, a Estação de comboios de São Bento, coberta com azulejos, e os jardins do Palácio de Cristal.
O Porto tem vários museus, salas de concertos, teatros, cinemas, galerias de arte, bibliotecas e livrarias. Os mais conhecidos museus da cidade são o Museu Nacional Soares dos Reis, dedicado especialmente aos movimentos artísticos portugueses dos séculos XVI a XX, bem como o Museu de Arte Contemporânea.
As salas de concertos da cidade são de uma beleza e elegância raras. O Coliseu do Porto, desenhado pelo arquiteto Cassiano Branco, é um exemplo fabuloso das artes decorativas portuguesas e visto por muitos como uma das mais belas e elegantes salas de concertos da Europa. Outros locais notáveis incluem o teatro Rivoli, o cinema Batalha e a mais recente Casa da Música. O jornal “The Guardian” elaborou uma lista das livrarias mais belas do mundo e a livraria Lello ocupa o terceiro lugar.
Esperamos a sua visita!
CONHEÇA MALTA
Malta é um país do sul da Europa localizado no Mediterrâneo, 80 km ao sul da Sicília e a 333 km ao norte da Líbia. Valleta é a capital do país.
O arquipélago maltês é constituído por três ilhas: Malta, Gozo e Comino. Com pouco mais de 316 km² e com uma população de 420.000 habitantes, Malta é um dos menores e mais densamente povoados países do mundo.
O país possui duas línguas oficiais: o inglês e o maltês. Malta é membro da União Europeia e da Área Schengen. Sua moeda oficial é o Euro.
Veja imagens de Malta e da UM no vídeo abaixo.
CONHEÇA LAVRAS
A Cidade teve sua fundação por volta do ano de 1720, localizada no Sul de Minas, Lavras tem um forte potencial para o turismo de Esportes de Aventura, a cidade conta com a Universidade Federal de Lavras – UFLA, o Instituto Adventista de Ensino, A Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON – o Centro Universitário de Lavras UNILAVRAS, que juntos oferecem os melhores cursos de graduação e pós graduação.
A cidade fica localizada em local estratégico, próximo a capital mineira, centros históricos e na região pode ser encontrados diversos atrativos naturais cachoeiras, rios, lagos, represas e serras e montanhas.
No município pode ser visto: A igreja do Rosário com 280 anos, estilo barroco rococó, os museus história natural e Bi Moreira, o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Praça Dr. Augusto Silva com a feira de artesanatos, bares e restaurantes que oferecem a melhor gastronomia mineira.
PONTOS TURÍSTICOS
LOCOMOTIVA BALDWIN - do ano de 1920, um das primeiras locomotiva, que atuou em Lavras e agora situa-se na praça Dr. José Esteves, onde marca a sua história sendo a herança da ferrovia em Lavras, ótima atração turística para todos, além de ter uma oportunidade de poder tirar muitas fotografias.
Locomotiva - Praça Dr. José esteves
INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON - Localiza-se na Praça Dr. Jorge, iniciou suas atividades em Lavras no dia 1o de fevereiro de 1893, com alguns alunos.
Os trabalhos do Instituto progrediram , em Lavras atendendo as diversas áreas na educação, além de outras atividades voltadas a agricultura através da Antiga Escola Agrícola, hoje UFLA (Universidade Federal de Lavras).
Possui belíssimos prédios para visitação, nos Campus: Chácara e Carlota Kemper.
Auditório Lanne Morton
O Prédio
Campus Kemper
CAMPUS DA UFLA - o campus universitário possui uma área de 600 hectares (6.000.000 m²), com departamentos didático-pedagógicos, laboratórios, biblioteca especializada, área para cultivo e criação de animais, museus, editora, emissora de Rádio, TV, alojamentos, restaurantes e lanchonetes, ginásio poli-esportivo, estádio de futebol, clube de campo para os alunos, agências do Banco do Brasil e dos correios, hotel, gráfica, creche e cooperativas médica, odontológica e psicológica.
LAVRAS SHOPPING - com duas salas de cinema onde também são realizados eventos culturais, artísticos, técnico-científicos durante todo o ano, praça de alimentação, exposição de artesanato permanente, salão de beleza, e várias lojas de roupas e decoração.
Jardim Lavras Shopping
LAGO DO FUNIL um dos principais atrativos turísticos da cidade, onde está a Hidro-elétrica do Funil.
Represa do Funil próximo a usina
Represa do Funil - Próximo a Macaia
RAFTING - descida de bote nas corredeiras do Rio Capivari.
Condutores de Rafting
SERRA DA BOCAINA - Caminhada até o ponto mais alto.
Serra da Bocaina - Vista parcial
PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO - está localizado no km 9 da Br 354, sendo a maior área verde do município de Lavras, Sul de Minas Gerais, e guarda algumas das mais deslumbrantes paisagens da região; trata-se de uma unidade de conservação, cujos objetivos específicos são:
- Preservação Ambiental
- Desenvolvimento Científico
- Educação Ambiental e lazer
Parque Ecológico - Passarela e Portaria
ÁRVORE TIPUANA - Ela é uma das mais antigas árvores da praça Dr. Augusto Silva, seus imensos galhos cobrem uma boa parte da nossa praça, o que serve para sombra as pessoas que buscam o descanso. A Tipuana pertence à família Fabacea, nome científico, Tipuana – Tipu.
É uma raridade, chama a atenção de todos que passam por ali, a mesma foi plantada em 1908, pelo Ilustre e Doutor Bernardino Macieira.
Localização: No Centro de Lavras, de frente aos bancos, Praça Doutor Augusto Silva
Árvore Tipuana e Feira de Artesanato
CACHOEIRA DOS IPÊS - Situada no município de Lavras, na estrada de acesso a Comunidade de Itirapuã, sentido para Itumirim a cachoeira dos Ipês mais conhecida como dos cruzes é um dos mais novos atrativos naturais da cidade, devida a sua exuberante queda e seu entorno. Localizada aproximadamente 13 Km do centro de Lavras.
Cachoeira dos Ipês
CASA DA CULTURA - O Local serviu durante muitos anos de Fórum, Câmara e Prefeitura, depois vários órgãos municipais como a Biblioteca Municipal, Superintendência de Cultura, Junta Militar e outros.
Atualmente, abriga a casa do Artesão, Superintendência de Cultura, Secretaria do Bem Estar Social, Junta Militar.
O Prédio foi adquirido pelo município em 1907, no ano de 1984 foi restaurado e transformado em Casa da Cultura, homenageado o fundador do Museu Bi Moreira, Jornalista Silvio do Amaral Moreira. Nascido em 1912 e falecido em 1994.
Localização: Situa-se próximo ao Centro da cidade, na Rua Sant’ Ana, 111. Esquina com a Rua Desembargador Alberto Luz.
Casa da Cultura
COMUNIDADE DO FUNIL - Aproximadamente 14 Km do Centro de Lavras, você pode conhecer a Comunidade do Funil, local agradável onde você pode desfrutar das belezas do local, como o camping, mergulho profissional, realizar passeios de barcos particulares, caminhadas, e experimentar a comida mineira dos bares locais.
Acesso através da Zona Norte, passando pela COHAB, estrada para Ponte do Funil.
Comunidade do Funil e a Área de Lazer
IGREJA DAS MERCÊS - A igreja é um ótimo local para oração e participar das mais diversas atividades desenvolvidas, situada na Praça Dona Josefina, Centro de Lavras. A igreja é uma comunidade pertencente à Paróquia de Sant’Ana.
Igreja das Mercês - Praça Dona Josefina
IGREJA DO ROSÁRIO
IGREJA DO ROSÁRIO - O maior patrimônio histórico de Lavras situado na Praça Dr. Augusto Silva, S/Nº abriga as mais variadas pinturas e entalhes em madeira. Construção datada em 1754, a igreja possui um dos diferentes estilos de Barroco, caracterizado como Barroco Rococó, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), em 02/09/1948, registrada no livro de Belas Artes.
A igreja tem como finalizada o Culto Religioso e o funcionamento do Museu Sacro de Lavras.
Igreja do Rosário Lateral - Interior - Forro Capela
IGREJA MATRIZ DE SANT’ ANA - Construída em 1904, a Igreja Matriz de Sant’Ana, passa a ser sede da paróquia central de Lavras, Interior - detalhe capela-mor, altar-mor neogótico, em madeira com detalhes dourados, além de várias imagens de gesso, pilastras em cruz grega com capitéis coríntios e nos contraventamentos em arco pleno. O teto, em abóbada de berço é de PVC e é estruturado em madeira. Interior - detalhe corredor lateral direito, arcos plenos e colunas com capitel. Interior - detalhe pilastras em cruz grega com capitéis coríntios e nos contraventamentos em arco pleno.
A sua localização é um ponto forte, próximo a Praça Dr. Augusto Silva, regional central de Lavras.
Igreja Matriz de Sant'Ana Altar principal - Entrada Principal - Interior
IGREJA NOSSA SENHORA AUXILIADORA - A igreja Nossa Senhora Auxiliadora, localiza-se na Rua Custódio Moreira na Zona Norte da cidade, próxima a Praça Comendador José Esteves, antiga praça da Estação.
A igreja realiza diversas festas, entre elas a comemoração do dia da Padroeira.
Igreja N. S. Auxiliadora
MUSEU BI MOREIRA E DA HISTÓRIA NATURAL - Considerado um dos mais ecléticos da região, possui um rico acervo de peças composto pelas salas: do Museu Universitário, de Lavras, Ciências Médicas, Guerras e Revoluções, do Lar, Imagem do Som e Comunicação, Antropologia e da tecelagem.
A sua localização: Campus Histórico da UFLA.
Contato para visitação: (35) 3821.8878/3829.1205
Museu Bi Moreira e Museu de História Natural
PRAÇA DR. AUGUSTO SILVA - A Localizada no coração da cidade, a praça Dr. Augusto Silva, guarda a história e a cultura lavrense, próxima aos Bancos, Hotéis, ela traz consigo a tranqüilidade de um povo gentil e hospitaleiro. A praça possui uma grande quantidade de espécies de árvores, destacando a Centenária Tipuana e as Palmeiras Imperiais.
No meio da praça temos a fonte, que encanta nossos turistas, além de receber no seu coreto a presença de diversos artistas da nossa cidade e região. Já nos domingos acontece a típica feira de artesanatos onde são oferecidos produtos e serviços dos mais variados tipos, como o artesanato local, os produtos típicos da culinária mineira.
Praça Dr. Augusto Silva - Alameda da Praça - Fonte
Você ainda pode visitar:
PESQUEIRO OLARIA - (Álvaro João) Estrada antiga Lavras para Itumirim.
PARQUE DE EXPOSIÇÕES - local onde acontece a exposição agropecuária e industrial anualmente. Rodovia 265 Lavras, São João Del Rei.
CONHEÇA A UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro – a UFRJ – possui 3 campi: o Cidade Universitária, o Praia Vermelha e o Macaé, e abriga instituições, escolas, faculdades e unidades suplementares que incluem 7 museus, entre os quais podemos destacar o Museu Nacional, 8 hospitais universitários, e a terceira maior bacia oceânica do mundo para pesquisas em plataformas de exploração de petróleo.
Reconhecida nacional e internacionalmente tanto por sua alta qualidade de ensino quanto por seu comprometimento com a pesquisa, a UFRJ é a quintessência da instituição de Ensino Superior em sua região, liderando em todos os rankings internacionais, tais como o QS e o Times Higher Education. A excelência acadêmica da UFRJ se difunde em uma vasta extensão de campos de estudo.
Além disso, a COPPEAD, a Escola de Graduação em Administração da UFRJ, é a única escola do tipo na América Latina listada no ranking global do Financial Times, entre as 100 melhores do mundo.
A universidade tem parceria com diversos empreendimentos nacionais e multinacionais, sendo que alguns deles possuem instalações nos próprios campi da UFRJ. É o caso da
Petrobrás, cujo maior centro de pesquisa está localizado no campus Cidade Universitária. Seguindo uma tendência global, a UFRJ estabelece e mantem relações cooperativas com instituições de todos os continentes, e que agora equivalem a mais de 200 instituições pelo mundo todo.
Infraestrutura (bibliotecas, internet, etc)
A UFRJ possui 41 bibliotecas, nas quais os estudantes podem acessar livros, monografias, teses e dissertações, livros raros e antigos, entre outros. Todo o material bibliográfico da universidade pode ser visto na base de dados Minerva, através do site http://www.minerva.ufrj.br/.
A maioria das unidades acadêmicas da UFRJ está equipada com laboratórios de informática, oferecendo livre acesso à internet, além de possuir pontos de acesso livre a Wi-Fi.
Algumas unidades acadêmicas da UFRJ possuem um centro acadêmico, que é um centro estudantil que representa seus interesses dentro da universidade. Os centros acadêmicos promovem debates, semanas temáticas, recepção de calouros e organizam ações políticas entre os alunos, além de abrigarem atividades culturais, como feiras do livro e festas.
Por que a UFRJ?
Prestígio duradouro. A história da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) remonta ao início do século XIX, e está repleta de feitos científicos, culturais e artísticos extraordinários.
Excelência. É a terceira melhor universidade do Brasil e a quarta melhor da América Latina (ranking QS).
Localização. Localizada dentro da Cidade Maravilhosa, a UFRJ promove ciência, cultura e artes sob a mirada do Cristo Redentor e próxima ao Pão de Açúcar.
Democrática. A UFRJ está aberta a estudantes vindos de todas as condições socioeconômicas, e dá uma grande contribuição em direção à universalização do Ensino Superior no Brasil.
CONHEÇA O RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, tem muito mais a oferecer do que suas belezas naturais e o ritmo do Carnaval, os quais representam o Brasil em todo o mundo.
O Rio de Janeiro se destaca no cenário brasileiro e latino-americano por sua excelência acadêmica. Algumas das melhores universidades do país se encontram na cidade e em seus arredores.
O Rio também é um dos mais relevantes centros de pesquisa em energia no mundo, e abriga várias companhias e laboratórios dedicados à pesquisa e desenvolvimento, que estão em sua maioria localizados no Parque Tecnológico da UFRJ ou no campus Cidade Universitária.
Já que a vida de um estudante de intercâmbio vai muito além dos estudos, é válido mencionar que a combinação de características geográficas – o mar, as montanhas, e a floresta – com a presença humana faz do Rio de Janeiro uma cidade única e incomparável. Cada canto da cidade tona-se um mirante, e com a alegria contagiante do carioca, tudo é motivo para festa.
Além do samba e do tradicional Carnaval, o Rio exala música de todos os tipos e recebe vários festivais de música renomados internacionalmente, além de exibições de arte, teatro, e muito mais.
CONHEÇA A UNIEVANGÉLICA
O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA é a maior e mais antiga instituição de ensino, mantida pela Associação Educativa Evangélica (AEE), associação fundada em 31 de março de 1947, e abriga os três primeiros cursos de graduação do interior goiano: Pedagogia, iniciado em 1961, Direito, iniciado em 1969, e Odontologia, iniciado em 1971.
É referência no cenário educacional regional, tanto pela qualidade do ensino quanto pela posição geográfica estratégica, atraindo alunos não só da região Centro-Oeste, mas de todas as regiões do país. Atualmente, existem 25 cursos de graduação em funcionamento, sendo 17 bacharelados, 1 licenciatura e 7 tecnológicos, além de 61 cursos de pós-graduação lato sensu e um Mestrado institucional.
A UniEVANGÉLICA é considerada o melhor Centro Universitário de Goiás, tem um ótima infraestrutura com excelentes bibliotecas, laboratórios modernos e um corpo docente altamente qualificado. Caracterizada por sua história e tradição, a UniEVANGÉLICA oferece cursos de graduação e pós graduação para mais de 15.000mil alunos. Objetiva preparar nossos alunos para desenvolverem liderança, senso crítico e habilidade na resolução de problemas, necessárias para um novo mercado de trabalho que é inovador e competitivo.
CONHEÇA ANÁPOLIS
Anápolis está localizado no Estado de Goiás, na região Centro Oeste do Brasil. A população é estimada em 350.000mil habitantes. A cidade está localizada no planalto central , a uma altitude de 1.017 metros, uma das mais altas do Brasil, condição que proporciona um clima tropical brando, que é geralmente mais ameno que as cidades em sua volta.
Anápolis destaca se pela agricultura e vem liderando o processamento de alimentos, assim como a indústria de medicamentos.
Depois de Goiânia, a Capital do Estado, Anápolis é a cidade mais desenvolvida em Goiás. Tem também o setor industrial com inúmeras empresas de alta tecnologia na região central do Brasil.
Anápolis destaca se como Polo Educacional, com muitas escolas de nível fundamental, médio, faculdades e universidades, e entre elas destaca se a UniEVANGÉLICA.
A Força Aérea Brasileira (FAB) opera uma de suas bases mais importantes em Anápolis, protegendo Brasília, capital do país, e sendo também um importante componente do sistema vigilância da Amazônia.