Universidade
do Porto (UP)
Coordenação: Prof. Fátima Marinho
Gestão: Ana Reis
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Design: Giovanni Tagliaro
Implementação: Jorge Santos
Edição Gráfica: Pedro Silveira
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.
Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS)
Coordenação: Prof. Nicolas Maillard
Gestão: Lizângela Guerra
RECONHECIMENTO DE CRÉDITOS E TURISMO ACADÊMICO
Sempre que um estudante retorna de um período de mobilidade no exterior, o tema do reconhecimento de crédito ressurge. Muitas instituições de ensino superior (IES) não dispõem de um mecanismo claro e simples para garantir o reconhecimento dos créditos obtidos pelos estudantes no exterior. Nesses casos, está em mãos de um ou mais membros do corpo docente decidir se o que foi estudado na IES de acolhimento é equivalente ao que teria sido estudado se os alunos tivessem permanecido na IES de origem. Bem, estudar no estrangeiro exatamente o que teriam estudado na origem é uma perda de tempo; seria melhor ficar em casa. Se institucionalizarmos esta prática, estamos, na realidade, estimulando o "turismo acadêmico", pois o que estamos dizendo é que viajar para o exterior em razão da experiência cultural está ok, afinal, nada de novo academicamente é considerado positivo ou bom o suficiente para ser reconhecido. A lógica de meu argumento não é óbvia, mas insisto que as IES que se recusam a reconhecer créditos baseados na falta de equivalência depois de terem autorizado os estudantes a viajarem ao exterior ao abrigo de acordos institucionais estão transmitindo a mensagem de que viajar é suficiente em si, é viajar por viajar o que importa. Pior ainda, o que estamos implicitamente afirmando é que não nos importamos com o que os alunos aprenderam, apenas com o que ensinamos. Os alunos estão realmente no foco quando limitamos seu entusiasmo ao que é diferente? Estamos lhes dando algum exemplo eticamente aceito? Estamos ensinando-os a encontrar seus próprios caminhos e aprender por si mesmos? É necessária uma mudança de perspectiva. Mas é igualmente importante evitar o reconhecimento exclusivamente através da equivalência de conteúdos e entender que o reconhecimento de crédito é apenas a ponta do iceberg do reconhecimento acadêmico.
Vitor Amaral
Coordenador do EBW+ na UFRJ
MOBILIDADE ESTUDANTIL VIRTUAL
Esta poderia ser uma inovação de serviços, combinando dois elementos já existentes no ensino superior - mobilidade e ensino à distância. A ideia seria estabelecer a possibilidade de uma mobilidade virtual destinada a apoiar os alunos em todo o mundo. Isto já foi feito antes (http://www.ubicamp.eu/ e http://openstudies.eu/), mas ainda não atingiu o mercado global de Ensino Superior.
Ideia central: com base na pesquisa documental sobre a situação fora da UE (no que diz respeito ao país e ao sistema educativo), fica claro que certas regiões ainda estão lutando com injustiça, desigualdade, desemprego, economia ruim e outros fatores. Portanto, solução proposta deve ser simples o suficiente, não exigindo investimentos de capital no sistema educacional. Assim, a inovação iria introduzir uma ferramenta de ensino à distância, mas com um propósito e um design totalmente novos. A ideia seria adaptar a mobilidade estudantil análoga do Erasmus em uma forma virtual. Com plano de estudos, compromisso de reconhecimento e exames, como para outros estudantes de intercâmbio. Os países terceiros não podem desempenhar um papel importante no programa Erasmus+, fora da UE, com um orçamento limitado e uma seleção não transparente para os bolsistas. Para fazer parte da sala de ensino superior global, eles precisam de algo mais - a proposta seria a mobilidade virtual.
Justificando a ideia: mobilidade estudantil funciona, Erasmus é prova, milhares de estudantes estão em mobilidade na UE e fora, mas para aumentar o número, os custos são muito altos. A inovação social se manifestaria usando um modelo clássico de intercâmbio estudantil via mobilidade virtual. Os alunos podem participar de aulas realizadas na Letônia, Finlândia, Reino Unido, Alemanha etc. ouvir, realizar tarefas, atribuições e assim por diante. Depois eles iriam obter seus créditos reconhecidos, este é o elemento central da inovação.
Problemas abordados: acesso à educação nas zonas rurais, participação na sociedade estudantil global (através da mobilidade), experiência internacional em educação (aulas estrangeiras), tarefas conjuntas com estudantes estrangeiros, avaliação externa, etc. - basicamente os mesmos benefícios que a mobilidade física. Além disso, a discriminação de género, etc., seria abordada.
Perspectiva da UE: a mobilidade virtual pode ir em ambas as direções - os estudantes da UE podem ser convidados a participar de aulas realizadas dentro ou fora da UE. Caráter inovador: utilizar a tecnologia existente vs. sistemas de experiência internacional existentes (Erasmus, Nordplus, etc.) de uma nova forma, isto é, fora da UE. Economia de custos de viagem, alojamento, etc. Permitindo que os alunos escolham um extenso catálogo de cursos.
Se você quiser participar do movimento de Mobilidade Virtual, tem ideias, comentários ou sugestões - entre em contato comigo via karlis.valtins@rtu.lv
Karlis Valtins
Chefe da Unidade de Projetos Internacionais
Universidade Técnica de Riga
AMANDA REIS
BOLSISTA DE GRADUAÇÃO EM UPPSALA
Meu nome é Amanda, tenho 22 anos e sou bolseira EBW+ na Universidade de Uppsala, na Suécia. Minha universidade de origem é a Universidade Federal de Lavras, onde eu curso Letras. O programa EBW+ me concedeu a oportunidade de mobilidade durante 5 meses na Universidade de Uppsala, onde eu estou tendo a oportunidade de estudar algumas disciplinas relacionadas à Linguística, Literatura e Educação. Além disso, a bagagem cultural que o programa está proporcionando é extremamente importante para a nossa formação. Nós não só conhecemos a nossa universidade de destino, como também tivemos a alegria de conhecer a universidade coordenadora (Universidade do Porto), que nos deu todo o apoio e informações necessárias para que a nossa mobilidade fosse bem sucedida. Com todo o suporte, não tive problemas e acredito que não haverá algum no futuro. A mobilidade está a correr bem, com muito aprendizado e estudo. Viver e estudar em Uppsala está me abrindo um campo de visões sobre educação muito interessante, em que me permite fazer uma análise sobre a realidade educacional do meu país de origem e sobre sistemas educacionais de outros países. Portanto, acredito que essa experiência me proporcionará um conhecimento que será devidamente aplicado no meu país, tanto na esfera acadêmica quanto na profissional. Os estudos não estão sendo em vão e o programa nos dá essa oportunidade de desenvolvermos como estudantes. Posso dizer que essa experiência não estará somente no meu currículo e nas minhas ações como profissional, mas também estará sempre presente no meu processo de crescimento pessoal.
Amanda Cristina dos S. Reis
Mobilidade de graduação
UFLA – UU
“UMA DAS MINHAS MAIORES CONQUISTAS”
POR EMANOEL COSTA
Meu nome é Emanoel Costa, sou graduando em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. Durante o período de setembro de 2015 a fevereiro de 2016 fiz graduação sanduéche na La Sapienza - Università degli Studi di Roma em Ingegnaria dell’informazione, informatica e statistica.
Ser contemplado com uma bolsa de intercâmbio, numa universidade de grande destaque internacional em um país de grande cultura como é a Itália, foi sem dúvidas, uma de minhas maiores conquistas acadêmica e pessoal. Acredito que toda experiência que me faltava na minha formação acadêmica e na minha constante formação pessoal foi adquirida durante esse sonho vivido no período de pouco mais de 5 meses.
Na formação acadêmica, tive oportunidade de assistir grandes pesquisadores relatando seus trabalhos, laboratórios de pesquisas modernos e bibliotecas atualizadas, e ainda, pude estudar tecnologias que nasceram na Itália. Durante o intercâmbio, as equipes de apoio aos estudantes (da Universidade de Porto e da La Sapienza) do projeto foram bastante prestativas diante das adversidades que surgiram, e que tornaram minha mobilidade muito mais tranquila.
Na formação pessoal, tive o privilégio de morar em Roma, o berço de tanta cultura e história. Amizades que construí e lugares que conheci, dentro e fora da Itália. Paixões que descobri, em especial pela cozinha e a arte sacra.
Para descrever todo sentimento de gratidão que tenho para com o projeto me faltam palavras, mas tenho duas grandes certezas. Primeiramente, que foi o período de maior aprendizado enquanto ser humano, por fim, indico a qualquer aluno em formação a experimentar esta experiência enriquecedora.
Emanoel Rodrigues Costa
Mobilidade de graduação
UFRPE – UNIROMA
A VIDA NA SUÉCIA
POR MIRNA DINIZ
Uppsala, o que falar dessa cidade que mal conheço e já considero “pakas”. Se acostumar a morar aqui não é uma tarefa difícil, já que se veem mais estrangeiros que estão passando pela mesma situação que você, do que suecos. Na Universidade de Uppsala, o calendário acadêmico é completamente diferente, algo com o que ainda estou me adaptando, as disciplinas não duram o semestre completo e geralmente os alunos tem 4 matérias por período. Esse é o momento em que você acha que está no céu e que terá tempo livre de sobra; é aí que você se engana, pois você, na verdade, fará trabalhos em grupos, seminários e relatórios individuais nesse seu “tempo livre”. Esses quase 3 meses em Uppsala me fizeram conhecer muitas pessoas de todas as partes do mundo, presenciar o outono mais bonito da minha vida e a oportunidade de conhecer e me adaptar em um sistema acadêmico diferente do meu. Como disse na minha aplicação, eu queria um desafio e foi o que eu recebi.
PS: Winter Is Coming.
Mirna Diniz
Mobilidade de Graduação
UFLA - UU
ROGÉRIO COELHO
BOLSISTA DE GRADUAÇÃO EM PORTUGAL
Meu nome é Rogério, sou brasileiro, e estou em mobilidade (EBW+) aqui em Portugal, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Estou aqui há quase dois meses, e estou muito satisfeito com o programa de intercâmbio. Os organizadores têm cumprido o que prometeram. E têm dado todo apoio e informação que tenho precisado. Fui muito bem recebido na minha instituição acolhedora (UTAD). É uma experiência que enriquece e muito a visão de mundo de uma pessoa, com o conhecimento de novas culturas, novos amigos e com a oportunidade de fazer contatos valiosos para uma carreira profissional. Por estar em um lugar diferente, os desafios e dificuldades também contribuem para o crescimento pessoal, pois exige uma atitude otimista para alcançar o objetivo.
Agradeço a Deus por proporcionar esta oportunidade. À minha família que me apoiou. À Universidade do Porto, pelo excelente trabalho. À UniEvangélica em Anápolis-Goiás que me enviou e a UTAD que me recebeu.
Um abraço a todos!
Rogério Coelho
Mobilidade de graduação
UniEvangélica – UTAD
BRUNA BROGIN EXPLORA POSSIBILIDADES NA UNIROMA
Estou ha um mês em Roma fazendo um pedaço do meu doutorado, e já posso dizer que é uma experiência fantástica! A universidade que me acolheu, UNIROMA, realmente o fez de maneira muito amistosa. A Welcoming Week da universidade me deu a oportunidade de conhecer intercambistas de todo o mundo, e fazer muitas amizades. A estrutura da universidade e a disponibilidade dos professores em acolher os alunos, seja nas disciplinas ou na orientação da pesquisa, me deixou muito feliz e logo fez com que eu me sentisse a vontade para explorar todas as oportunidades que a universidade oferece. As primeiras semanas são cheias de novidades e coisas para resolver na nova cidade, permanência de estadia, procura de moradia, abertura de conta em banco, mas logo tudo se encaminha e facilmente criei uma rotina de estudos e pesquisa. Em alguns momentos a saudade da família vem, mas os amigos que fiz aqui me ajudam a logo deixar isto de lado e ir passear e conhecer algo que a cidade tem a oferecer. A experiência tem sido ótima e enriquecedora, seja em nível educacional, quanto pessoal. Uma oportunidade única que eu recomendo a todos que tem o desejo de enriquecer suas pesquisas e elevá-las a um patamar de discussão com a comunidade internacional.
Bruna Brogin
Mobilidade de doutorado
UFPR - UNIROMA
ADAPTAÇÃO AO NOVO, POR ARTUR QUEIROGA
Desde a chegada ao Porto, estive a todo momento vivendo experiências únicas e inesquecíveis, conhecendo a cultura local e a cultura europeia no geral, me adaptando a novos costumes e a novas culinárias, fazendo novas amizades, aprendendo novos idiomas e principalmente enriquecendo a vida acadêmica através do desenvolvimento do projeto de mobilidade do doutoramento na Universidade do Porto, aprendendo novas técnicas de trabalho, conhecendo profissionais com diferentes tipos de metodologias de ensino e ideias inovadoras, absorvendo tudo isso para levar comigo de agora em diante na minha futura vida profissional. Agradeço profundamente por todo o apoio desde a candidatura, a aprovação, a chegada e por fim a partida. Tudo isso foi fundamental e ficará guardado para sempre na história da minha vida.
Artur Xavier Mesquita de Queiroga
Mobilidade de doutorado
UFCG - UP
ANTES E DEPOIS DO INTERCÂMBIO
POR RAIMUNDO FILHO
O Programa Erasmus Mundus está de parabéns, pois durante toda a mobilidade tive o apoio necessário para realizar todas as minhas atividades. Além do mais, gostaria de agradecer ao programa pelo apoio financeiro concedido e pela oportunidade a mim dada para participar desta experiência única, tanto do ponto de vista acadêmico como cultural. Tenho certeza que na minha história de vida terei a parte antes e depois do intercâmbio, pois esta experiência foi um divisor. Levo na bagagem para minha instituição de origem muito conhecimento aprendido na Universidade do Porto. Pra mim não acabou, quero muito tentar o pós-doutorado futuramente e vivenciar novas experiências como estas que vivi. Tenho maior orgulho de ter sido um Erasmus, ou melhor, de continuar sendo, pois uma vez Erasmus sempre Erasmus.
Raimundo Bernadino Filho
Doutorando em Engenharia de Processos
UFCG - UP
DEDICAÇÃO E COMPROMETIMENTO
PARA CONSOLIDAR A REDE DE CONTATOS
POR RAPHAEL DE OLIVEIRA
A experiência de mobilidade através do projeto EBW+ está acima das minhas expectativas. Normalmente, quando pensamos em um intercâmbio, logo imaginamos como seria morar em outro país, aprender um novo idioma, conhecer uma nova cultura, trocar e adquirir conhecimentos, experimentar uma nova culinária, e muito mais. Porém, através do projeto EBW+, posso dizer que tudo isso é apenas o começo. Enfrentar novos desafios, visualizar novas oportunidades, alcançar novos objetivos e ampliar parcerias acadêmicas são outras consequências positivas de participar desse projeto.
Estou fazendo meu pós-doutorado na Universidade Politécnica de Valencia (UPV), em Valencia, Espanha. Atualmente trabalho com duas áreas da Engenharia de Software: a Engenharia de Requisitos e a Engenharia de Software Experimental. Na UPV, tenho a possibilidade de trabalhar com pesquisadores que são reconhecidos mundialmente nessas áreas e, assim, participar de projetos de pesquisa de ponta. Isso acaba sendo um incentivo para quem gosta de novos desafios.
Fazer parte de um grupo de pesquisa aqui na UPV está ajudando muito a consolidar e aumentar a minha rede de contatos acadêmicos. Atualmente, no grupo de pesquisa em que estou, trabalho diretamente com dois professores e seus alunos de mestrado/doutorado.
Além disso, como estamos realizando alguns experimentos, estou em constante contato com diversos alunos do mestrado. Vale a pena ressaltar que a UPV atrai pesquisadores de toda a Europa, então, sempre é possível ampliar sua rede de contatos acadêmicos. Por exemplo, na minha experiência, tenho contato com pesquisadores de Portugal, da Suécia e recentemente da Alemanha.
O que tento fazer aqui é consolidar na medida do possível todos esses contatos que vou tendo ao longo do intercâmbio. Creio que fazer um bom trabalho é o primeiro e o mais importante passo para aumentar e consolidar sua rede de contatos acadêmicos. Para isso, basta dedicação e comprometimento. Pois o restante, eu garanto que o projeto EBW+ te oferecerá. Todo o suporte que precisei antes de iniciar o intercâmbio, e agora durante o mesmo, eu tenho através do projeto EBW+.
Sabendo aproveitar bem essa oportunidade, e tendo bons resultados, com certeza novas portas poderão se abrir em um futuro próximo. Então, aproveite!
Raphael Pereira de Oliveira
Mobilidade de pós-doutorado
IFS – UPV
IEDA HIDALGO FAZ PÓS-DOUTORADO NA ESPANHA
O continente europeu apresenta-se como uma excelente opção para a realização de intercâmbios, devido à qualidade das instituições acadêmicas, proximidade geográfica entre diversos países e riqueza cultural. A Universidade do Porto, instituição coordenadora do projeto EBW+, me surpreendeu em termos de organização, ética e cuidado com os envolvidos no processo de mobilidade. Durante o intercâmbio para a Espanha, por meio do meu supervisor, tive a oportunidade de interagir com os docentes da universidade, participar de cursos de idioma oferecidos pela instituição, conhecer autoridades de órgãos relacionados à gestão de recursos hídricos de Lisboa e visitar a maior central hidrelétrica reversível da Europa. Neste período, a minha rede de contatos expandiu-se rapidamente de modo que, ao final do programa, projetos de cooperação internacional foram discutidos envolvendo a participação de pesquisadores da Noruega, Suécia, Alemanha e Turquia.
Ieda Hidalgo
Mobilidade de pós-doutorado
UNICAMP - UP
CONHECE-TE, ACEITA-TE, SUPERA-TE
A diversidade de possibilidades! Conhecer o novo! Aventurar-se pelo desconhecido! Ter ou criar coragem! Não acreditava que após 14 anos de docência na Universidade Federal do Tocantins, sendo que praticamente 10 anos destes acumulando cargo administrativo, além das aulas na graduação e no mestrado em Engenharia Ambiental, que teria coragem de realizar uma mobilidade docente no exterior.
Mas, enfim! Como fala-se em Portugal: Cá estou! A primeira ótima surpresa foi com a Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), um verdadeiro e literal Jardim Botânico enraizada como cérebro de uma bela cidade que é Vila Real. Aqui faço um parenteses para falar sobre Vila Real: logo no primeiro fim de semana, saí para caminhar pela cidade, sob a bela visão dos montes congelados, caminhei pelos principais locais da cidade, em especial visita a bela "Casa Mateus", que é uma aula da história da cidade; por suas igrejas, museus e parques. Cidade acolhedora e tranquila, que é uma nos dias da semana (cheia de alunos transitando) e outra aos finais de semana (silenciosa e calma).
De volta a UTAD, fui extremamente bem recebido pelo colega Prof. Dr. Carlos Afonso Teixeira e pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) da UTAD. Aqui gostaria de apresentar meus agradecimentos ao Prof. Carlos Afonso, incansável no apoio a mim prestado. Elaboramos todo um cronograma de atividades para os 30 dias de estada na UTAD, que estamos tentando cumprir.
Realizamos visitas técnicas a instalações de controle e tratamento de resíduos sólidos em cidades próximas de Vila Real, como Mirandela. E estamos desenvolvendo um artigo científico de comparação entre experiências brasileiras e portuguesas na gestão integrada de resíduos sólidos, principalmente aplicada a cidades de baixa densidade demográfica, que é o caso do estado do Tocantins, no Brasil e da região do Douro em Portugal.
O mais importante de todo processo de mobilidade docente, que iniciemos uma estreita relação de trabalho e parcerias entre as universidades, UFT e UTAD.
Nesse momento ainda tenho mais 15 dias de mobilidade, muito já fizemos. Porém, muito ainda temos a fazer! A saudade da família (esposa Valéria e aos 2 filhos - Giulia e Augusto) está enorme. Mas como disse Santo Agostinho: Conhece-te, aceita-te, supera-te.
Obrigado à Erasmus Mundus!
Prof. Dr. Aurélio Picanço
Mobilidade docente
UFT - UTAD
DA MOBILIDADE ADMINISTRATIVA
À COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL
As universidades brasileiras sempre tiveram fortes laços acadêmicos com a Europa, mas eram raros os contatos com os países nórdicos. A partir de 2008, com os programas Erasmus Mundus, as universidades brasileiras e suecas começaram a se envolver em projetos conjuntos de mobilidade, em geral, proporcionados por parceiros mais tradicionais do Brasil, como Portugal, Alemanha, Espanha e Itália. Entre 2013-2015, com o programa Ciência sem Fronteiras, a aproximação aumentou consideravelmente. Representantes de instituições suecas visitaram o Brasil e organizaram road shows e seminários em um esforço para se aproximar e se fazer conhecer por estudantes e pesquisadores brasileiros.
A mobilidade administrativa que realizei pelo EBW+, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a Universidade de Uppsala (UU), em outubro de 2016, foi inserida neste projeto de compreensão mútua sobre as realidades profissionais, acadêmicas, culturais e políticas dos dois países. Durante um mês na UU, pude conversar e observar as atividades de todas as equipes do International Office (IO), em especial, aquelas que se relacionam de forma mais direta com as equipes que temos na UFRGS: as equipes de mobilidade acadêmica e de projetos internacionais.
Em relação aos processos de trabalho do IO, percebi que são muito semelhantes nas duas instituições. Já estruturalmente, a organização do trabalho na UU é bem diferente do que se encontra nas instituições brasileiras, com mais igualdade entre os trabalhadores e mais autonomia de trabalho, o que reflete diretamente nas atividades diárias e funcionamento do IO. O contato com uma equipe experiente em projetos Capacity Building impactou diretamente no meu desenvolvimento profissional, já que pude conhecer as bases do programa, com o intuito de participar de sua implementação na UFRGS.
Como resultados institucionais diretos da mobilidade, o IO da UFRGS conheceu e pôde apoiar um projeto entre os cursos de Game Design da UU e de Artes Visuais da UFRGS, e participar da elaboração de dois projetos Capacity Building, cada um coordenado por uma das universidades, tendo a outra como parceira. Dois encontros também se relacionaram à mobilidade: entre o Secretário de Relações Internacionais da UFRGS e o responsável por projetos Capacity Building na UU em Berlim, em novembro de 2016, e uma visita do Reitor da UFRGS à UU em fevereiro de 2017. Em abril de 2017, será realizado um workshop conjunto entre UFRGS, UU e outras instituições brasileiras sobre cooperação entre Brasil e Suécia no maior evento de educação internacional do Brasil, a conferência da FAUBAI. Ou seja, institucionalmente, de forma direta ou indireta, a mobilidade ajudou a consolidar a experiência de cooperação entre as instituições de origem e de destino.
Lizângela Guerra
Mobilidade administrativa
UFRGS - UU
SEGUNDA STAFF TRAINING EBW+
É já em novembro que a parceria EBW+ irá organizar a segunda semana de formação dirigida a pessoal das Relações Internacionais de Universidades Brasileiras.
Esta formação surge na sequência do sucesso que consistiu a primeira semana de formação EBW+, que teve lugar em Lavras em junho de 2016 e na qual participaram mais de 50 pessoas, de 35 instituições de ensino superior de 11 Estados brasileiros.
A participação na semana de formação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, tendo em conta o número limitado de vagas.
Marque já as datas na sua agenda: 20 a 25 de novembro, Brasília.
CALENDÁRIO
Início das mobilidades dos candidatos selecionados (4ª convocatória) | Abril – maio 2017 |
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Data limite para início das mobilidades dos candidatos selecionados | 29 julho 2017 |
Segunda Semana de Formação EBW+ | Novembro 2017 |
Reunião final do Projeto EBW+ | Novembro 2017 |
Conclusão do Projeto EBW+ | 14 de janeiro 2018 |
CONHEÇA A UP
Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é atualmente uma das mais prestigiadas Instituições de Ensino Superior da Europa.
Cerca de 32.000 estudantes, 2.400 professores e investigadores e 1.600 funcionários não docentes frequentam as suas 15 escolas e 60 unidades de investigação, distribuídas por três polos universitários localizados na cidade do Porto.
Com 14 faculdades e uma business school, a Universidade do Porto oferece uma excecional variedade de cursos, que abrangem todos os níveis de ensino superior e todas as grandes áreas do conhecimento.
A qualificação de excelência do corpo docente (81% dos docentes são doutorados) garante a elevada qualidade da formação da Universidade do Porto, que a torna na universidade portuguesa mais procurada pelos candidatos ao Ensino Superior e a preferida dos estudantes com as mais altas classificações escolares.
Todos os anos, cerca de 3.700 estudantes estrangeiros, de 111 diferentes países do mundo, frequentam a Universidade do Porto. E se cerca de metade destes estudantes chegam através de acordos internacionais de mobilidade, mais de metade deles escolheram a U.Porto para realizar a totalidade do seu curso superior.
A Universidade do Porto é o maior produtor de Ciência em Portugal, sendo responsável por mais de 23% dos artigos científicos portugueses indexados anualmente na ISI Web of Science.
De facto, alguns dos mais produtivos e internacionalmente reconhecidos centros portugueses de Investigação e Desenvolvimento pertencem à Universidade do Porto. Mais de metade das suas 60 unidades de investigação foi classificada com “Excelente” ou “Muito Bom” nas mais recentes avaliações independentes internacionais.
A inovação produzida pela Universidade também já conduziu ao desenvolvimento de várias tecnologias e negócios.
A Universidade tem 128 patentes e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto serve de incubadora a mais de uma centena de startups, responsáveis pela criação de 900 novos postos de trabalho qualificados na região.
Estas são algumas razões pelas quais a Universidade do Porto é a instituição portuguesa com a melhor classificação nos mais importantes rankings internacionais de Ensino e Investigação Científica, que sistematicamente colocam a U.Porto entre as 350 melhores universidades do mundo.
CONHEÇA O PORTO
O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e uma das maiores áreas urbanas da Península Ibérica. O Porto é também a maior cidade do Norte de Portugal.
O Centro Histórico do Porto é um dos locais mais atrativos para os visitantes, oferecendo uma grande variedade de monumentos e habitações de vários períodos históricos, chegando até ao século XIV. A cidade do Porto e o seu rio, o Douro, são indissociáveis. O vale do Douro, com as suas encantadoras varandas de vinhas seguras às colinas, é o reino do famoso Vinho do Porto e oferece aos visitantes vistas arrebatadoras.
O Porto é o centro de uma região rica em termos de cultura e natureza, que conjuga história, arte e natureza (mar e montanha); é o ponto de partida perfeito para excursões turísticas. Por tudo isto e muito mais, o Porto foi eleito em 2012-2014 e 2017 como o Melhor Destino Europeu.
O Porto é uma cidade onde a História pode ser encontrada numa rua estreita ou em conversa com os seus habitantes.
Recentemente, a UNESCO elegeu o centro histórico do Porto como Património Mundial. Entre os principais elementos arquitetónicos da cidade, a Catedral do Porto é a estrutura mais antiga que dura até aos nossos dias, juntamente com a pequena Igreja Romana de Cedofeita, a Igreja de São Francisco em estilo gótico, os vestígios das antigas muralhas da cidade e algumas habitações do século XV. O estilo barroco está bem presente na cidade, em especial nas decorações dos interiores das igrejas de São Francisco, de Santa Clara, da Misericórdia e dos Clérigos.
O neoclassicismo e romantismo dos séculos XIX e XX trouxeram também inúmeros monumentos de interesse à paisagem da cidade, como o fabuloso Palácio da Bolsa, o Hospital de Santo António, a Câmara Municipal, os edifícios da Avenida dos Aliados, a Estação de comboios de São Bento, coberta com azulejos, e os jardins do Palácio de Cristal.
O Porto tem vários museus, salas de concertos, teatros, cinemas, galerias de arte, bibliotecas e livrarias. Os mais conhecidos museus da cidade são o Museu Nacional Soares dos Reis, dedicado especialmente aos movimentos artísticos portugueses dos séculos XVI a XX, bem como o Museu de Arte Contemporânea.
As salas de concertos da cidade são de uma beleza e elegância raras. O Coliseu do Porto, desenhado pelo arquiteto Cassiano Branco, é um exemplo fabuloso das artes decorativas portuguesas e visto por muitos como uma das mais belas e elegantes salas de concertos da Europa. Outros locais notáveis incluem o teatro Rivoli, o cinema Batalha e a mais recente Casa da Música. O jornal “The Guardian” elaborou uma lista das livrarias mais belas do mundo e a livraria Lello ocupa o terceiro lugar.
Esperamos a sua visita!
CONHEÇA MALTA
Malta é um país do sul da Europa localizado no Mediterrâneo, 80 km ao sul da Sicília e a 333 km ao norte da Líbia. Valleta é a capital do país.
O arquipélago maltês é constituído por três ilhas: Malta, Gozo e Comino. Com pouco mais de 316 km² e com uma população de 420.000 habitantes, Malta é um dos menores e mais densamente povoados países do mundo.
O país possui duas línguas oficiais: o inglês e o maltês. Malta é membro da União Europeia e da Área Schengen. Sua moeda oficial é o Euro.
Veja imagens de Malta e da UM no vídeo abaixo.
CONHEÇA LAVRAS
A Cidade teve sua fundação por volta do ano de 1720, localizada no Sul de Minas, Lavras tem um forte potencial para o turismo de Esportes de Aventura, a cidade conta com a Universidade Federal de Lavras – UFLA, o Instituto Adventista de Ensino, A Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON – o Centro Universitário de Lavras UNILAVRAS, que juntos oferecem os melhores cursos de graduação e pós graduação.
A cidade fica localizada em local estratégico, próximo a capital mineira, centros históricos e na região pode ser encontrados diversos atrativos naturais cachoeiras, rios, lagos, represas e serras e montanhas.
No município pode ser visto: A igreja do Rosário com 280 anos, estilo barroco rococó, os museus história natural e Bi Moreira, o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Praça Dr. Augusto Silva com a feira de artesanatos, bares e restaurantes que oferecem a melhor gastronomia mineira.
PONTOS TURÍSTICOS
LOCOMOTIVA BALDWIN - do ano de 1920, um das primeiras locomotiva, que atuou em Lavras e agora situa-se na praça Dr. José Esteves, onde marca a sua história sendo a herança da ferrovia em Lavras, ótima atração turística para todos, além de ter uma oportunidade de poder tirar muitas fotografias.
Locomotiva - Praça Dr. José esteves
INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON - Localiza-se na Praça Dr. Jorge, iniciou suas atividades em Lavras no dia 1o de fevereiro de 1893, com alguns alunos.
Os trabalhos do Instituto progrediram , em Lavras atendendo as diversas áreas na educação, além de outras atividades voltadas a agricultura através da Antiga Escola Agrícola, hoje UFLA (Universidade Federal de Lavras).
Possui belíssimos prédios para visitação, nos Campus: Chácara e Carlota Kemper.
Auditório Lanne Morton
O Prédio
Campus Kemper
CAMPUS DA UFLA - o campus universitário possui uma área de 600 hectares (6.000.000 m²), com departamentos didático-pedagógicos, laboratórios, biblioteca especializada, área para cultivo e criação de animais, museus, editora, emissora de Rádio, TV, alojamentos, restaurantes e lanchonetes, ginásio poli-esportivo, estádio de futebol, clube de campo para os alunos, agências do Banco do Brasil e dos correios, hotel, gráfica, creche e cooperativas médica, odontológica e psicológica.
LAVRAS SHOPPING - com duas salas de cinema onde também são realizados eventos culturais, artísticos, técnico-científicos durante todo o ano, praça de alimentação, exposição de artesanato permanente, salão de beleza, e várias lojas de roupas e decoração.
Jardim Lavras Shopping
LAGO DO FUNIL um dos principais atrativos turísticos da cidade, onde está a Hidro-elétrica do Funil.
Represa do Funil próximo a usina
Represa do Funil - Próximo a Macaia
RAFTING - descida de bote nas corredeiras do Rio Capivari.
Condutores de Rafting
SERRA DA BOCAINA - Caminhada até o ponto mais alto.
Serra da Bocaina - Vista parcial
PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO - está localizado no km 9 da Br 354, sendo a maior área verde do município de Lavras, Sul de Minas Gerais, e guarda algumas das mais deslumbrantes paisagens da região; trata-se de uma unidade de conservação, cujos objetivos específicos são:
- Preservação Ambiental
- Desenvolvimento Científico
- Educação Ambiental e lazer
Parque Ecológico - Passarela e Portaria
ÁRVORE TIPUANA - Ela é uma das mais antigas árvores da praça Dr. Augusto Silva, seus imensos galhos cobrem uma boa parte da nossa praça, o que serve para sombra as pessoas que buscam o descanso. A Tipuana pertence à família Fabacea, nome científico, Tipuana – Tipu.
É uma raridade, chama a atenção de todos que passam por ali, a mesma foi plantada em 1908, pelo Ilustre e Doutor Bernardino Macieira.
Localização: No Centro de Lavras, de frente aos bancos, Praça Doutor Augusto Silva
Árvore Tipuana e Feira de Artesanato
CACHOEIRA DOS IPÊS - Situada no município de Lavras, na estrada de acesso a Comunidade de Itirapuã, sentido para Itumirim a cachoeira dos Ipês mais conhecida como dos cruzes é um dos mais novos atrativos naturais da cidade, devida a sua exuberante queda e seu entorno. Localizada aproximadamente 13 Km do centro de Lavras.
Cachoeira dos Ipês
CASA DA CULTURA - O Local serviu durante muitos anos de Fórum, Câmara e Prefeitura, depois vários órgãos municipais como a Biblioteca Municipal, Superintendência de Cultura, Junta Militar e outros.
Atualmente, abriga a casa do Artesão, Superintendência de Cultura, Secretaria do Bem Estar Social, Junta Militar.
O Prédio foi adquirido pelo município em 1907, no ano de 1984 foi restaurado e transformado em Casa da Cultura, homenageado o fundador do Museu Bi Moreira, Jornalista Silvio do Amaral Moreira. Nascido em 1912 e falecido em 1994.
Localização: Situa-se próximo ao Centro da cidade, na Rua Sant’ Ana, 111. Esquina com a Rua Desembargador Alberto Luz.
Casa da Cultura
COMUNIDADE DO FUNIL - Aproximadamente 14 Km do Centro de Lavras, você pode conhecer a Comunidade do Funil, local agradável onde você pode desfrutar das belezas do local, como o camping, mergulho profissional, realizar passeios de barcos particulares, caminhadas, e experimentar a comida mineira dos bares locais.
Acesso através da Zona Norte, passando pela COHAB, estrada para Ponte do Funil.
Comunidade do Funil e a Área de Lazer
IGREJA DAS MERCÊS - A igreja é um ótimo local para oração e participar das mais diversas atividades desenvolvidas, situada na Praça Dona Josefina, Centro de Lavras. A igreja é uma comunidade pertencente à Paróquia de Sant’Ana.
Igreja das Mercês - Praça Dona Josefina
IGREJA DO ROSÁRIO
IGREJA DO ROSÁRIO - O maior patrimônio histórico de Lavras situado na Praça Dr. Augusto Silva, S/Nº abriga as mais variadas pinturas e entalhes em madeira. Construção datada em 1754, a igreja possui um dos diferentes estilos de Barroco, caracterizado como Barroco Rococó, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), em 02/09/1948, registrada no livro de Belas Artes.
A igreja tem como finalizada o Culto Religioso e o funcionamento do Museu Sacro de Lavras.
Igreja do Rosário Lateral - Interior - Forro Capela
IGREJA MATRIZ DE SANT’ ANA - Construída em 1904, a Igreja Matriz de Sant’Ana, passa a ser sede da paróquia central de Lavras, Interior - detalhe capela-mor, altar-mor neogótico, em madeira com detalhes dourados, além de várias imagens de gesso, pilastras em cruz grega com capitéis coríntios e nos contraventamentos em arco pleno. O teto, em abóbada de berço é de PVC e é estruturado em madeira. Interior - detalhe corredor lateral direito, arcos plenos e colunas com capitel. Interior - detalhe pilastras em cruz grega com capitéis coríntios e nos contraventamentos em arco pleno.
A sua localização é um ponto forte, próximo a Praça Dr. Augusto Silva, regional central de Lavras.
Igreja Matriz de Sant'Ana Altar principal - Entrada Principal - Interior
IGREJA NOSSA SENHORA AUXILIADORA - A igreja Nossa Senhora Auxiliadora, localiza-se na Rua Custódio Moreira na Zona Norte da cidade, próxima a Praça Comendador José Esteves, antiga praça da Estação.
A igreja realiza diversas festas, entre elas a comemoração do dia da Padroeira.
Igreja N. S. Auxiliadora
MUSEU BI MOREIRA E DA HISTÓRIA NATURAL - Considerado um dos mais ecléticos da região, possui um rico acervo de peças composto pelas salas: do Museu Universitário, de Lavras, Ciências Médicas, Guerras e Revoluções, do Lar, Imagem do Som e Comunicação, Antropologia e da tecelagem.
A sua localização: Campus Histórico da UFLA.
Contato para visitação: (35) 3821.8878/3829.1205
Museu Bi Moreira e Museu de História Natural
PRAÇA DR. AUGUSTO SILVA - A Localizada no coração da cidade, a praça Dr. Augusto Silva, guarda a história e a cultura lavrense, próxima aos Bancos, Hotéis, ela traz consigo a tranqüilidade de um povo gentil e hospitaleiro. A praça possui uma grande quantidade de espécies de árvores, destacando a Centenária Tipuana e as Palmeiras Imperiais.
No meio da praça temos a fonte, que encanta nossos turistas, além de receber no seu coreto a presença de diversos artistas da nossa cidade e região. Já nos domingos acontece a típica feira de artesanatos onde são oferecidos produtos e serviços dos mais variados tipos, como o artesanato local, os produtos típicos da culinária mineira.
Praça Dr. Augusto Silva - Alameda da Praça - Fonte
Você ainda pode visitar:
PESQUEIRO OLARIA - (Álvaro João) Estrada antiga Lavras para Itumirim.
PARQUE DE EXPOSIÇÕES - local onde acontece a exposição agropecuária e industrial anualmente. Rodovia 265 Lavras, São João Del Rei.
CONHEÇA A UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro – a UFRJ – possui 3 campi: o Cidade Universitária, o Praia Vermelha e o Macaé, e abriga instituições, escolas, faculdades e unidades suplementares que incluem 7 museus, entre os quais podemos destacar o Museu Nacional, 8 hospitais universitários, e a terceira maior bacia oceânica do mundo para pesquisas em plataformas de exploração de petróleo.
Reconhecida nacional e internacionalmente tanto por sua alta qualidade de ensino quanto por seu comprometimento com a pesquisa, a UFRJ é a quintessência da instituição de Ensino Superior em sua região, liderando em todos os rankings internacionais, tais como o QS e o Times Higher Education. A excelência acadêmica da UFRJ se difunde em uma vasta extensão de campos de estudo.
Além disso, a COPPEAD, a Escola de Graduação em Administração da UFRJ, é a única escola do tipo na América Latina listada no ranking global do Financial Times, entre as 100 melhores do mundo.
A universidade tem parceria com diversos empreendimentos nacionais e multinacionais, sendo que alguns deles possuem instalações nos próprios campi da UFRJ. É o caso da
Petrobrás, cujo maior centro de pesquisa está localizado no campus Cidade Universitária. Seguindo uma tendência global, a UFRJ estabelece e mantem relações cooperativas com instituições de todos os continentes, e que agora equivalem a mais de 200 instituições pelo mundo todo.
Infraestrutura (bibliotecas, internet, etc)
A UFRJ possui 41 bibliotecas, nas quais os estudantes podem acessar livros, monografias, teses e dissertações, livros raros e antigos, entre outros. Todo o material bibliográfico da universidade pode ser visto na base de dados Minerva, através do site http://www.minerva.ufrj.br/.
A maioria das unidades acadêmicas da UFRJ está equipada com laboratórios de informática, oferecendo livre acesso à internet, além de possuir pontos de acesso livre a Wi-Fi.
Algumas unidades acadêmicas da UFRJ possuem um centro acadêmico, que é um centro estudantil que representa seus interesses dentro da universidade. Os centros acadêmicos promovem debates, semanas temáticas, recepção de calouros e organizam ações políticas entre os alunos, além de abrigarem atividades culturais, como feiras do livro e festas.
Por que a UFRJ?
Prestígio duradouro. A história da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) remonta ao início do século XIX, e está repleta de feitos científicos, culturais e artísticos extraordinários.
Excelência. É a terceira melhor universidade do Brasil e a quarta melhor da América Latina (ranking QS).
Localização. Localizada dentro da Cidade Maravilhosa, a UFRJ promove ciência, cultura e artes sob a mirada do Cristo Redentor e próxima ao Pão de Açúcar.
Democrática. A UFRJ está aberta a estudantes vindos de todas as condições socioeconômicas, e dá uma grande contribuição em direção à universalização do Ensino Superior no Brasil.
CONHEÇA O RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, tem muito mais a oferecer do que suas belezas naturais e o ritmo do Carnaval, os quais representam o Brasil em todo o mundo.
O Rio de Janeiro se destaca no cenário brasileiro e latino-americano por sua excelência acadêmica. Algumas das melhores universidades do país se encontram na cidade e em seus arredores.
O Rio também é um dos mais relevantes centros de pesquisa em energia no mundo, e abriga várias companhias e laboratórios dedicados à pesquisa e desenvolvimento, que estão em sua maioria localizados no Parque Tecnológico da UFRJ ou no campus Cidade Universitária.
Já que a vida de um estudante de intercâmbio vai muito além dos estudos, é válido mencionar que a combinação de características geográficas – o mar, as montanhas, e a floresta – com a presença humana faz do Rio de Janeiro uma cidade única e incomparável. Cada canto da cidade tona-se um mirante, e com a alegria contagiante do carioca, tudo é motivo para festa.
Além do samba e do tradicional Carnaval, o Rio exala música de todos os tipos e recebe vários festivais de música renomados internacionalmente, além de exibições de arte, teatro, e muito mais.
CONHEÇA A UNIEVANGÉLICA
O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA é a maior e mais antiga instituição de ensino, mantida pela Associação Educativa Evangélica (AEE), associação fundada em 31 de março de 1947, e abriga os três primeiros cursos de graduação do interior goiano: Pedagogia, iniciado em 1961, Direito, iniciado em 1969, e Odontologia, iniciado em 1971.
É referência no cenário educacional regional, tanto pela qualidade do ensino quanto pela posição geográfica estratégica, atraindo alunos não só da região Centro-Oeste, mas de todas as regiões do país. Atualmente, existem 25 cursos de graduação em funcionamento, sendo 17 bacharelados, 1 licenciatura e 7 tecnológicos, além de 61 cursos de pós-graduação lato sensu e um Mestrado institucional.
A UniEVANGÉLICA é considerada o melhor Centro Universitário de Goiás, tem um ótima infraestrutura com excelentes bibliotecas, laboratórios modernos e um corpo docente altamente qualificado. Caracterizada por sua história e tradição, a UniEVANGÉLICA oferece cursos de graduação e pós graduação para mais de 15.000mil alunos. Objetiva preparar nossos alunos para desenvolverem liderança, senso crítico e habilidade na resolução de problemas, necessárias para um novo mercado de trabalho que é inovador e competitivo.
CONHEÇA ANÁPOLIS
Anápolis está localizado no Estado de Goiás, na região Centro Oeste do Brasil. A população é estimada em 350.000mil habitantes. A cidade está localizada no planalto central , a uma altitude de 1.017 metros, uma das mais altas do Brasil, condição que proporciona um clima tropical brando, que é geralmente mais ameno que as cidades em sua volta.
Anápolis destaca se pela agricultura e vem liderando o processamento de alimentos, assim como a indústria de medicamentos.
Depois de Goiânia, a Capital do Estado, Anápolis é a cidade mais desenvolvida em Goiás. Tem também o setor industrial com inúmeras empresas de alta tecnologia na região central do Brasil.
Anápolis destaca se como Polo Educacional, com muitas escolas de nível fundamental, médio, faculdades e universidades, e entre elas destaca se a UniEVANGÉLICA.
A Força Aérea Brasileira (FAB) opera uma de suas bases mais importantes em Anápolis, protegendo Brasília, capital do país, e sendo também um importante componente do sistema vigilância da Amazônia.
CONHEÇA A UFRR
Implantada em 1989, a Universidade Federal de Roraima - UFRR é a primeira Instituição Federal de Ensino Superior a instalar-se no Estado de Roraima, contando, atualmente, com três campi: Paricarana, Cauamé e Murupu.
Ao longo de seus 27 anos, vem produzindo e disseminando conhecimentos, trabalhando na busca contínua de padrões de excelência e de relevância no ensino, na pesquisa e na extensão, renovando sua missão de contribuir para o desenvolvimento do Estado, sugerindo soluções para os desafios amazônicos, estimulando o convívio entre as populações do espaço fronteiriço e elevando a qualidade de vida na região.
Possui 50 cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento, além do Colégio de Aplicação (CAp) e da Escola Agrotécnica (EAgro). Na pós-graduação, oferece 12 cursos de mestrado: Agronomia, Antropologia, Física, Química, Recursos Naturais, Letras, Geografia, Desenvolvimento Regional da Amazônia, Ciências da Saúde, Sociedade e Fronteiras, Mestrado Profissional em Matemática Rede Nacional, e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Conta, ainda, com quatro doutorados: Agronomia, Recursos Naturais e Biodiversidade, Biotecnologia da Amazônia Legal e Ciências e Matemática.
Tem atualmente núcleos e unidades de pesquisa, como: Núcleo de Práticas Jurídicas e Direitos Humanos, Núcleo Amazônico de Pesquisas em Relações Internacionais (NAPRI), Núcleo de Recursos Naturais (NUREN); Biofábrica; Núcleo Histórico Sócio-ambiental (NUHSA); Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe (NECAR); Núcleo de Estudos Semióticos da Amazônia (NUPS); Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras (NUCELE); Núcleo de Pesquisas Energéticas (NUPENERG), Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA), Núcleo de Estudos do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (NEEDS), Núcleo ObservaRR, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Núcleo de Educação a Distância (NEAD).
Conta ainda com o Instituto Insikiran de Formação Indígena-Insikiran, responsável por um dos projetos mais inovadores do País: a formação intercultural para professores indígenas. Para promover ações afirmativas e discussões sobre inclusão, foi criado o Núcleo Construir de Acessibilidade.
A UFRR oferece programas de bolsas nas áreas de ensino (Monitoria, Mobilidade Acadêmica e Educação Tutorial - PET), de pesquisa (PIBIC, PIBIC Jr., PICI) e extensão (Conexões de Saberes, trabalho, alimentação, transporte urbano).
Na Extensão, a UFRR vem contribuindo para a socialização do conhecimento produzido junto às comunidades, articulando-o à realidade nacional e regional e integrando-o às necessidades da sociedade como um todo. Os programas e projetos de extensão da UFRR estão presentes em todos os municípios de Roraima. Outras importantes iniciativas: o Restaurante Universitário e a Residência Universitária.
Vale ressaltar a estrutura das nossas três bibliotecas (Paricarana, Cauamé e Murupu), que somam mais de 130 mil exemplares, entre livros, periódicos, trabalhos de pós-graduação, dentre outros materiais.
Outro destaque é a Editora e livraria da UFRR, criada em 29/11/2002 (Resolução Cuni N.º011/2002). Está vinculada a vice-reitoria e tem como objetivo incentivar e promover a publicação e a produção científica, técnica, didática e artística da UFRR e região. Em poucos anos de existência já publicou e comercializou mais de 200 obras de autores locais.
Fonte: Site da Universidade Federal de Roraima.
Disponível em: http://ufrr.br/index.php/a-ufrr/historico.
CONHEÇA RORAIMA
Com apenas 28 anos de criação, Roraima está situado na Região Norte do País, sendo o estado mais setentrional da federação brasileira. Seu principal ponto turístico, que lhe emprestou o nome, o Monte Roraima, chama atenção pela sua localização geográfica, na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, e pela beleza mística, intocável e inexplorada.
O estado menos populoso do Brasil, com 450.479 habitantes, conforme o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui, em números proporcionais, a maior população indígena do País, somando 49.637 pessoas. O território roraimense tem cerca de 46,37% de suas terras demarcadas em áreas indígenas, abrigando 34 terras indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Sapará, Taurepang, Wai-Wai, Yanomami e Yekuana, segundo o Conselho Indígena de Roraima (CIR).
Sua economia, baseada principalmente no setor terciário, registra uma alta taxa de crescimento, embora seu Produto interno bruto (PIB) seja o menor do país, representando 0,15% da economia brasileira. Situado na Amazônia Setentrional, predomina em Roraima a floresta amazônica, havendo ainda uma enorme faixa de lavrado.
As várias belezas naturais, a rica fauna e a diversificada flora, atraem para Roraima turistas para observação de pássaros e passeios na Serra do Tepequém, Lago Caracaranã, Serra Grande e nas fronteiras com a Venezuela e a Guiana.
Sua capital Boa Vista, é a única do Brasil localizada totalmente no hemisfério Norte. A cidade plana, de apenas 126 anos, se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson para lembrar um leque, em alusão às ruas de Paris, na França.
A cidade é a maior de Roraima e concentra cerca de dois terços dos habitantes do estado. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada era de 320.714 habitantes em 2015.
As pessoas são acolhedoras e calorosas como o clima equatorial - quente e úmido. A cidade é tranquila, plana e com muitos espaços públicos de lazer, prática de esportes e turismo, o que traz a tranquilidade necessária para a dedicação aos estudos.
Os bons conceitos dos cursos ofertados pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e programas de mobilidade e internacionalização da instituição são atrativos para a chegada de estudantes de diversos estados brasileiros e países de vários continentes. Atualmente, a instituição conta com cerca de 10 mil alunos.
Boa Vista cresceu às margens do Rio Branco, que tem uma grande extensão de praia durante o verão, o que possibilita a prática de esportes como caiaque, stand up paddle (SUP) e windsurf. Ciclismo, corrida, caminhada e outros esportes também fazem parte do cotidiano dos moradores da cidade. Sua localização, a poucas horas da Venezuela e da Guiana, possibilita o convívio com culturas e idiomas diferentes.
As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde estão as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais, além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedral diocesana. Uma dessas avenidas, a Capitão Ene Garcez, concentra pontos turísticos como a Praça das Águas, Portal do Milênio, Complexo Esportivo Ayrton Senna, além de dar acesso ao Aeroporto Internacional Atlas Cantanhede e à Universidade Federal de Roraima. Tudo bem próximo e de fácil acesso.
Referências
Portal Amazônia.com. Disponível em:
http://www.portalamazonia.com.br/cultura/turismo/boa-vista-122-anos-de-historia
Acessado em : 19 de junho de 2015.
FREITAS, Aimberê. Estudos Sociais - RORAIMA: Geografia e História. 1 ed. São Paulo: Corprint Gráfica e Editora Ltda., 1998. 83 p. ISBN 34523432
CONHEÇA A UFRPE
A UFRPE possui 103 anos de tradição em ensino, extensão e pesquisa no Estado e no país. Sua história secular é marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências agrárias, humanas, sociais e exatas.
Inaugurada com os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, o novo perfil da Instituição abrange 59 cursos de graduação, incluindo Administração, Economia, Educação Física, Gastronomia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e diversas Engenharias, no campus do Recife e nas Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG), de Serra Talhada (UAST) e do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), além de Educação a Distância. Na pós-graduação, destaca-se na produção de pesquisa com 48 cursos de mestrado e doutorado.
Desde a fundação da Escola Superior de Agricultura, em 1912, até hoje, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem alcançado bons resultados devido aos investimentos em ações de ensino, pesquisa e extensão. Composta por mais de 1200 professores, mais de mil técnicos e cerca de 17 mil estudantes, a UFRPE possui ainda estações avançadas de pesquisa, ou seja, extensões situadas no Litoral, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão de Pernambuco. São elas: Estação Ecológica do Tapacurá, em São Lourenço da Mata; Estação Experimental de Cana-de-Açúcar (EECAC) e Estação Experimental de Pequenos Animais (EEPAC), em Carpina; Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG); Estação de Agricultura Irrigada (EAII), em Ibimirim; e a Estação de Agricultura Irrigada (EAIP), em Parnamirim.
São mais de 4 mil vagas disponibilizadas anualmente. A seleção é feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas o estudante também pode ingressar como portador de diploma e outros procedimentos. A integração entre o corpo discente e o docente - quase todo constituído por mestres e doutores com formação em universidades renomadas - e a intensa atividade de pesquisa fazem da Universidade um centro de excelência nacional nas áreas em que atua.
No quesito infraestrutura, a UFRPE oferece à comunidade acadêmica a Biblioteca Central (BC), com acervo de mais de 70 mil volumes, entre livros e folhetos, títulos de periódicos, filmes e documentários. A BC também está equipada com totens digitais de consulta a publicações e a outras informações institucionais, bem como computadores que possibilitam a operação dos equipamentos através de sons, além de impressora em braile e outros aparatos para alunos com limitações visuais.
A estrutura do campus de Dois Irmãos também possui: Centro Esportivo com piscina semi-olímpica, quadra coberta, campo de futebol e pista de atletismo; residência estudantil; núcleo de serviços de saúde para consultas médicas, odontológicas, psicológicas, análises laboratoriais e clínicas, assistência social e enfermagem a servidores, estudantes e comunidade circunvizinha; Hospital Veterinário, que realiza 1.200 atendimentos mensais, entre consultas, exames e cirurgias em animais de pequeno e médio porte.
A UFRPE, por intermédio da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI), estabelece relações e convênios de cooperação interinstitucional com universidades e centros de ensino e produção científica de diversos países. Por meio de projetos voltados à troca de experiência de estudantes e professores de diferentes nacionalidades, a UFRPE firma acordos, promove intercâmbio e orienta a comunidade universitária acerca de oportunidades de bolsas, cursos e eventos internacionais. Também facilita e incentiva a vinda de pesquisadores de outros países para enriquecimento mútuo.
CONHEÇA PERNAMBUCO
Pernambuco é um dos 27 Estados brasileiros, conhecido pela paisagem diversificada, desde belas praias aos cenários sertanejos, e pela riqueza cultural e folclórica. Com 98.311 km², está localizado no centro leste da Região Nordeste, tem sua costa banhada pelo Oceano Atlântico e faz limite com a Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Também faz parte do território pernambucano o arquipélago de Fernando de Noronha, a 545 km da costa. São 185 municípios - com um total de 8.796.032 habitantes - e tem a cidade do Recife como sua capital.
Pernambuco é, antes de tudo, um estado marcado pela diversidade cultural. E tem uma população que respira e valoriza a sua cultura, passando de geração em geração. Não por acaso, o estado é conhecido no país como um dos que têm a cena cultural mais viva, construída a partir da contribuição de índios, portugueses, holandeses, judeus, africanos, entre outros. É celeiro de poetas, artistas plásticos e músicos reconhecidos em todo mundo, sem falar nos seus movimentos populares e nas festividades como o Carnaval e o São João.
O carnaval, por exemplo, é a maior festa. Não só dos pernambucanos, mas de todos que visitam o estado na época dessa democrática festa – seja na capital, nas praias, no interior. Tem o maracatu, o caboclinho, o coco de roda, a ciranda e o maior de todos os representantes - o frevo! O ritmo, aliás, é único e teve origem no próprio Estado. Na festa, além das ladeiras de Olinda, do fervor do Recife Antigo, tem também o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo, segundo o Guinness Book.
No interior, seja no Sertão ou no Agreste, há outros movimentos culturais. Os caretas de Triunfo (cidade sertaneja a 600km do Recife); os Papangus de Bezerros (agreste, 90km da capital) que no carnaval promovem uma grande festa nas ruas do município.
Uma das principais vocações econômicas do estado, o turismo gera emprego e renda em todas as regiões. São praias paradisíacas, de Norte a Sul, monumentos, cidades, calor e frio. Um estado rico que contempla a todos e recebe seus visitantes de braços abertos.
FONTE: www.pe.gov.br
CONHEÇA A UFCG
Resultado da divisão da Universidade Federal da Paraíba, em 2002, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é hoje uma universidade com estrutura multi-campi, estabelecida em sete cidades do estado da Paraíba, e conta com 1.481 professores e 1.420 técnicos administrativos.
A UFCG tem sede em Campina Grande. A universidade conta com 94 programas de graduação e 19.000 estudantes nos seguintes cursos: Engenharias/Ciências Exatas e da Terra (31 cursos); Ciências Sociais e Humanas (42 cursos); Ciências Biológicas e da Saúde (14 cursos) e Ciências Agrárias (sete cursos).
40 cursos de pós-graduação (cinco mestrados profissionais; 23 mestrados acadêmicos e 12 doutorados) são frequentados por 1.742 estudantes (1.078 em nível de mestrado e 664 em nível de doutorado). Os cursos, nacionalmente reconhecidos, são oferecidos em quase todas as áreas:
Aproximadamente 90% do corpo docente tem título de mestre ou doutor (416 mestres e 905 doutores). As áreas de Tecnologia (Engenharias) e Ciências básicas têm a maior porcentagem de doutores.
A UFCG conta com 251 grupos de pesquisa, a maioria deles ativamente envolvida em redes de pesquisa nacionais e internacionais: Ciências Agrárias (31); Ciências Biológicas (13); Ciências da Saúde (22); Ciências Exatas e da Terra (25); Humanidades (70); Ciências Sociais (30); Engenharia (52); Literatura, Letras e Artes (8). Estes grupos são importantes atores em grupos de pesquisa nacionais e regionais, e particularmente em projetos relacionados às indústrias, tecnologias (de informação, mecânica, de materiais, química, automação, telecomunicações, ciências de materiais, ciência da computação e sistemas, etc.), energia, nanotecnologia, dessalinização (laboratório de referência), biotecnologia e região do semiárido (sociologia, desenvolvimento sustentável, animais e plantas).
CONHEÇA CAMPINA GRANDE
O estado da Paraíba está localizado no nordeste do Brasil. Possui 56.470 km² e 3.999.415 habitantes. Paraíba tem duas universidades federais: UFPB, desde 1955, e UFCG, a mais recente, criada em 2002, e uma universidade estadual (UEPB). Todas elas oferecem cursos de graduação e de pós-graduação. Alguns institutos federais foram recentemente construídos para oferecer cursos técnicos.
Campina Grande, localizada a 600 metros acima do nível do mar, e a 110km do Oceano Atlântico (costa leste), é a segundo maior cidade do estado da Paraíba, com 407.754 habitantes e tem a segunda maior densidade de PhDs por habitante no Brasil (1/669).
Campina Grande tem a reputação de ser um centro tecnológico e é considerada por muitos como um “oásis high-tech no interior do Nordeste”. A revista American Magazine Newsweek, publicada em 30 de abril de 2001, diz que a cidade abriga “um dos mais promissores centros tecnológicos no mundo”, e a compara com um oásis: “em meio ao ermo e seco Nordeste do Brasil encontra-se um oásis de chuva e oportunidade".
Campina Grande: um centro regional e nacional para a cultura nordestina, tradição e artesanato, também englobando manifestações artísticas contemporâneas em museus, exposições e festivais.
A Festa de São João em junho, considerada o maior festival típico do mundo:
CONHEÇA O SGROUP
Gostaríamos de apresentar aos nossos parceiros EBW+ uma instituição associada no nosso projeto – a SGroup European Universities’ Network (Rede Europeia de Universidades SGroup), uma associação sem fins lucrativos constituída por mais de 30 universidades de 15 países europeus. Os membros do SGroup representam IES de forte reputação internacional na Europa e em todo o mundo, por exemplo 13 membros do SGroup estão posicionados entre os melhores do mundo de acordo com o Shanghai Ranking 2016. O companheirismo e confiança entre os membros do grupo levou a que cinco deles se unissem no consórcio EBW+: Universidade do Porto, Universidade de Malta, Universidade de Roma Sapienza, Universidade de Rouen e Universidade Politécnica de Valência.
A Rede SGroup, também conhecida como Grupo Santander, conta com quase 30 anos de experiência em relações internacionais no âmbito do ensino superior tanto dentro da Europa como além-fronteiras. A associação criada aquando o lançamento do Programa Erasmus tinha como principal objetivo fortalecer os laços entre universidades europeias e construir uma estrutura sólida para mobilidade académica na Europa. Com o passar dos anos, as atividades do SGroup ganharam uma dimensão global chegando até África, Estados Unidos e América Latina, sendo por exemplo a instituição co-coordenadora da iniciativa modelo de colaboração EU-AL em termos de mobilidade académica, o Programa AlBan (2002-2010). A Rede continua a alargar o seu compromisso global através da criação de um Think Tank para a China que concede aos seus membros acesso a experiência e contactos em mais uma região estratégica para cooperação.
Graças à sua participação ativa em Programas com financiamento europeu e ao compromisso dos seus membros, o SGroup tornou-se numa plataforma dinâmica para universidades modernas e com orientação internacional com o objetivo de expandir as suas oportunidades de colaboração na educação através da transferência de conhecimento e do desenvolvimento de alianças estratégicas.
A missão do SGroup é baseada em quatro áreas principais de cooperação:
Atividades específicas relacionadas com as áreas prioritárias são apresentadas no gráfico abaixo:
O SGroup implementa a sua missão através da participação em projetos com financiamento europeu, capacitação dos seus membros e promoção da mobilidade académica. Mais recentemente, a Rede SGroup criou o Inter-Continental Academic Exchange Programme (Programa de Intercâmbio Académico Inter-Continental), que possibilita a realização de visitas entre instituições europeias e externas à Europa para prospetar oportunidades de colaboração. Desde 2015 que a Rede Sgroup criou o estatuto de membro associado na Rede, disponível para universidades não-europeias que, graças à sua afiliação, podem usufruir de parcerias privilegiadas para projetos, acesso a experiência, e maior visibilidade.
Enquanto parceira associada do consórcio EBW+, a Rede SGroup assegura a visibilidade do projeto na Europa, canaliza os resultados do projeto, promove novas colaborações entre a AL-EU e, mais importante ainda, contribui para a estratégia de sustentabilidade do consórcio. As universidades parceiras podem manter-se envolvidas nas atividades da Rede SGroup formalmente ou informalmente ao aderirem ao Programa Icon, ao participarem em eventos e sessões de formação do SGroup, e ao proporem projetos inovadores.
Gostaríamos de motivar os parceiros EBW+ a explorar ainda mais as opções de colaboração existentes enquanto medidas do projeto para a sustentabilidade.
Mais informação sobre a Rede SGroup pode ser consultada aqui: http://www.sgroup.be/
CONHEÇA A URCA
A Universidade Regional do Cariri - URCA é uma universidade pública estadual sediada na cidade de Crato, contendo outros campi nas cidades de Juazeiro do Norte, Iguatu, Campos Sales, Santana do Cariri e Missão Velha, sendo uma das instituições mais atuantes para o desenvolvimento da Região do Cariri desde sua criação em 1986.
A Região do Cariri ou Região Metropolitana do Cariri (RMC) se situa na região sul do estado do Ceará e na regiçao de divisa entre os estados e Pernambuco, Paraíba e Piauí. É uma região que se destaca pelo turismo, pela rica história, por seu sítio arqueológico, comércio e indústria, possuindo o terceiro maior pólo industrial de calçados do Brasil.
A URCA atende a uma comunidade de aproximadamente 11.000 estudantes de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.
É a maior instituição pública de ensino superior do Cariri vinculada ao Sistema de Ensino Superior do Estado e à Secretaria da Ciência e Tecnologia. Durante seus 30 anos, formou mais de 23 mil profissionais e possui um corpo docente formado por 736 professores, dos quais mais de 70% são mestres, doutores e pós-doutores.
Possui nove campi, três no município do Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois no município de Juazeiro do Norte (Crajubar e Pirajá), um em Campos Sales, um em Missão Velha, um em Iguatu e um em Santana do Cariri, onde funciona o Museu de Paleontologia, mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.
A pós-graduação lato sensu oferta um portfolio amplo de cursos que valorizam o aperfeiçoamento professional e a troca de experiências entre alunos, enquanto a pós-graduação strictu sensu realiza pesquisas científicas que geram resultados positivos a toda a sociedade.
Além disso, através da extensão, a URCA realiza atividades que complementam o currículo acadêmico e promovem a formação professional da comunidade externa, atendendo a mais de 203.700 pessoas. Dentre as iniciativas que aproximam a Universidade da sociedade, destacam-se o Plano Nacional de Formação dos Professores de Educação Básica (PARFOR), os projetos de inclusão e acessibilidade voltados para as pessoas com necessidades especiais e o projeto Geopark Araripe, o maior Geopark da América Latina.
A importância da URCA para a região do Cariri pode ser dimensionada pelo seu papel estratégico, no plano do desenvolvimento local, efetivado através do cumprimento de sua missão enquanto produtora de conhecimento, ciência, tecnologia e participante sensível das demandas sociais e da cultura regional.
CURSOS DE GRADUAÇÃO:
Ciências Biológicas
Educação Física
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