Universidade
do Porto (UP)
Coordenação: Prof. Fátima Marinho
Gestão: Ana Reis
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Design: Giovanni Tagliaro
Implementação: Jorge Santos
Edição Gráfica: Pedro Silveira
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.
Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS)
Coordenação: Prof. Nicolas Maillard
Gestão: Lizângela Guerra
NICOLAS MAILLARD
COORDENADOR DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE EBW+
Desde o início, o projeto EBW+ contou com um Comitê de Sustentabilidade (CfS) para procurar soluções que permitissem que nossas ações continuem além do fim do financiamento que a Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura concedeu ao projeto.
Esta newsletter é uma ferramenta importante que o CfS promoveu nestes últimos dois anos e meio: tem fornecido muita informação sobre nossas universidades, suas assessoras e seus assessores internacionais e seus procedimentos, e também sobre os alunos EBW+. Todos juntos formam uma rica combinação de contatos que permitirão novas atividades conjuntas nos próximos anos. O site e a newsletter permanecerão disponíveis após o EBW+ terminar e podem ser consultados para restaurar algum contato que, porventura, venha a se perder.
Conforme discutido nesta edição do boletim informativo, o Comitê também trabalhou na divulgação de convites bilaterais para parcerias, ações institucionais como dupla diplomação e Erasmus+ como meios para continuar trabalhando em conjunto.
Vale ressaltar, porém, que muitas dessas ideias significam trabalhar além da mobilidade estudantil, em todas as diferentes missões principais da universidade. Para manter colaborações sustentáveis, precisamos realizar pesquisas conjuntas ou internacionalizar nossos currículos. Como as diretorias internacionais sempre dizem: a mobilidade pode ser um fim em si para cada aluno individual, mas para as universidades é apenas uma ferramenta para melhorar sua qualidade acadêmica geral, além de outras ações possíveis para uma internacionalização abrangente. Ser sustentável em nossas relações, significa ampliar o escopo para poder usar a melhor solução em um determinado momento para trabalhar com nossos parceiros.
Existe o risco de que a mobilidade dos alunos seja significativamente reduzida, nestes anos pós-Ciência sem Fronteiras e pós-Erasmus Mundus. O novo financiamento disponível para a mobilidade dos alunos é claramente muito menor do que o que costumava existir. No entanto, especialmente em um país como o Brasil que ainda está mais isolado do resto do mundo do que os países europeus, é muito importante proporcionar ao maior número possível de alunos uma experiência no exterior, experiência que ainda é comum ser a primeira em uma família. Será nossa responsabilidade nos próximos anos otimizar as oportunidades existentes para dar essa chance ao maior número possível de nossos jovens.
MANTENDO COLABORAÇÕES FORTES
APÓS O FINANCIAMENTO DA COMISSÃO EUROPEIA
Os atores envolvidos nas relações internacionais estão conscientes de que a base de uma cooperação forte não se fundamenta apenas no compromisso interinstitucional, mas também na compreensão mútua e na confiança entre o pessoal acadêmico e administrativo das Instituições de Ensino Superior parceiras. Mesmo quando essas condições prévias para uma colaboração bem sucedida e dinâmica são atendidas, a Universidade de Lille, a fim de garantir a viabilidade em longo prazo da cooperação com seus parceiros, promove uma variedade de atividades, em especial:
O desenvolvimento de oportunidades para estudantes e acadêmicos de universidades parceiras para trabalhar em conjunto em projetos colaborativos é um meio de tornar sustentável a cooperação interinstitucional. E uma das prioridades da Universidade de Lille consiste em aumentar o número de doutorados conjuntos internacionais através da co-supervisão de dissertações de doutorado e de doutorados em sanduíche com parceiros estratégicos. Nesta perspectiva, o projeto Erasmus Mundus Euro-Brazilian Window Plus, com o seu âmbito internacional, oferece à Universidade de Lille a oportunidade de reforçar os seus laços com diferentes parceiros europeus e brasileiros na rede. Como consequência, o intercâmbio de estudantes e pessoal acadêmico entre os membros da parceria Euro-Brazilian Window Plus continuará, e sua colaboração no ensino e na pesquisa se concentrará nas áreas de excelência e de interesse mútuo.
Esses tipos de atividades são suficientemente viáveis e interessantes para cada parceiro, de modo que serão mantidos após o fim do financiamento da Comissão Européia.
Joseph ARMANDO SOBA, PhD
Vice-diretor
Escritório de Relações Internacionais
University of Lille Social Sciences and Humanities
QUEM SOMOS
O Comitê de Sustentabilidade do Projeto EBW+ é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, co-coordenadora do projeto. Os membros do Comitê de Sustentabilidade são:
NOSSOS OBJETIVOS
O Comitê de Sustentabilidade é responsável pela criação das bases necessárias para assegurar a continuidade das atividades do consórcio após o fim do projeto EBW+ e, especialmente, do financimento da Comissão Europeia, por meio das seguintes atividades:
NOSSAS AÇÕES
As ações do Comitê de Sustentabilidade incluem:
BRASIL/ALEMANHA
A cooperação entre Brasil e Alemanha é financiada por instituições e organismos que normalmente trabalham em parceria na organização de programas de concessão de bolsas de estudos ou apoio à pesquisa e eventos científicos. A lista com os nomes e siglas das principais instituições envolvidas pode ser conferida abaixo:
Os seguintes programas e organizações financiam ações de cooperação internacional entre instituições do Brasil e da Alemanha:
O programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a Capes e o DAAD (fonte: Capes).
Informações disponíveis aqui.
O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
O Serviço Alemão de Intercâmbio/DAAD, em cooperação com a Capes, o CNPq e a FAPESP, oferece um programa de auxílios para estadas de pesquisa de curta duração na Alemanha para doutorandos com bolsas de estudo no Brasil (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
Programa de bolsas para realização de doutorado pleno, doutorado sanduíche e doutorado com cotutela na Alemanha. O programa é realizado pela Capes em cooperação com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
Em abril de 2017, o primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) do hemisfério sul foi inaugurado em Porto Alegre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O CDEA financia pesquisa entre os dois países, e mobilidade em nível de pós-graduação, nas áreas relacionadas às ciências humanas (ciências sociais e políticas, linguística, direito, urbanismo, entre outras). As chamadas podem ser acompanhadas no site.
O Programa NoPa promove o apoio e a promoção de intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães e a mobilidade acadêmica entre os dois países (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
As instituições interessadas em receber um Assistente de Ensino de Língua Alemã (que será um bolsista DAAD alemão) deverão apresentar projetos de caráter institucional, com duração de até quatro anos consecutivos, que contemplem a inserção de um falante nativo, na condição de assistente de ensino, em cursos de bacharelado e licenciatura em Letras, Língua Alemã e Universidades Brasileiras que ofereçam, em seus Centros de Línguas, aulas de alemão (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
O programa Bragecrim (Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura) tem o objetivo de apoiar e financiar projetos conjuntos de pesquisa entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães na área de tecnologia de manufatura avançada (Fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
O BRAGFOST (Simpósio Brasil-Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia) é um programa que conta com o apoio da Fundação Alexander von Humboldt. O Simpósio visa desenvolver e cultivar novas fronteiras de investigação e aprofundar os conhecimentos internacionais e interdisciplinares (Fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
BRASIL/FRANÇA
A cooperação entre Brasil e França é financiada por instituições e organismos que normalmente trabalham em parceria na organização de programas de concessão de bolsas de estudos ou apoio à pesquisa e eventos científicos. A lista com os nomes e siglas das principais instituições envolvidas pode ser conferida abaixo:
Os seguintes programas e organizações finaciam ações de cooperação internacional entre instituições do Brasil e da França:
O programa consiste em projetos conjuntos para formação e intercâmbio de alunos em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos (fonte: CAPES). Informações disponíveis aqui.
O programa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes (fonte: CAPES). Informações disponíveis aqui.
Programa de financiamento de pesquisa conjunta e de missões de estudos para doutorado sanduíche e estágio pós-doutoral (fonte: CAPES). Informações disponíveis aqui.
O programa é fruto de acordo assinado entre a Capes e a Fundação Agrópolis, contando com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sua cobertura temática engloba abordagens interdisciplinares e integradas que incluem o aumento da demanda por produtos e subprodutos de plantas para aplicações alimentares e não alimentares, a interação entre mudança climática e culturas agrícolas, além da prevenção e gerenciamento de riscos relacionados às culturas (fonte: CAPES). Informações disponíveis aqui.
Programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no campo da matemática (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
STIC AmSud é um programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC) (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
O organismo francês de pesquisa em Informática e Automação INRIA lança editais com as Fundações de Amparo estaduais brasileiras para criar e fomentar “Équipes Associées”, grupos de pesquisa franco-brasileiros, para projetos de pesquisa de quatro anos. O fomento inclui mobilidade para pesquisadores. Informações disponíveis aqui.
Financimamento de mobilidades de doutorado na França para teses em cotutela ou co-orientação em ciências, direito, ciências econômicas e administração. Informações disponíveis aqui.
Existem algumas oportunidades específicas para brasileiros na École Nationale d’Administration (ENA). Informações disponíveis aqui.
BRASIL/ESPANHA
A cooperação entre Brasil e Espanha é financiada por instituições e organismos que normalmente trabalham em parceria na organização de programas de concessão de bolsas de estudos ou apoio à pesquisa e eventos científicos. A lista com os nomes e siglas das principais instituições envolvidas pode ser conferida abaixo:
Os seguintes programas e organizações finaciam ações de cooperação internacional entre instituições do Brasil e da Espanha:
O programa tem como objetivo apoiar o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa, brasileiras e espanholas por meio da mobilidade de docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação brasileiros e espanhóis, visando à consolidação, expansão e internacionalização das instituições de ensino superior e dos institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros. Este apoio se concretiza com a abertura de processo de seleção para projetos conjuntos de pesquisa e para seminários (workshops) em todas as áreas de conhecimento (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
O programa ProUni - Salamanca prevê o apoio a estudantes brasileiros de baixa renda, para realização da primeira graduação na Universidade de Salamanca (Espanha). A Capes financia o período de estudos preparatórios para os exames de admissão à Universidade de Salamanca e o primeiro semestre do curso escolhido, após este período o Banco Santander – Santander Universidades será o responsável pelo financiamento do restante do curso (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
Programa financiado pelo Santander Universidades em parceria com instituições de ensino superior brasileiras que tenham convênios vigentes com instituições portuguesas, espanholas e latino-americanas. Informações disponíveis aqui.
BRASIL/PORTUGAL
A cooperação entre Brasil e Portugal é financiada por instituições e organismos que normalmente trabalham em parceria na organização de programas de concessão de bolsas de estudos ou apoio à pesquisa e eventos científicos. A lista com os nomes e siglas das principais instituições envolvidas pode ser conferida abaixo:
Os seguintes programas e organizações finaciam ações de cooperação internacional entre instituições do Brasil e de Portugal:
O programa tem como objetivo aprovar projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas. Podem ser inscritos projetos de todas as áreas do conhecimento, desde que a finalidade seja o intercâmbio, a mobilidade de pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação e que contribuam para a expansão e internacionalização de suas instituições (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
O programa tem por objetivo estimular e apoiar a realização de projetos especiais de pesquisa, que não possam ser realizadas exclusivamente no Brasil, permitindo o acesso de instituições de ciência, tecnologia e inovação, pesquisadores, estudantes e empresas brasileiras ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), visando o desenvolvimento de pesquisa na área de Nanotecnologia, utilizando-se da capacidade instalada, de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis naquela instituição e demais entidades a ela associadas, estimulando ainda o fomento à formação de recursos humanos altamente qualificados no nível de pós-graduação (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
O Camões I.P. desenvolve um conjunto de programas de bolsas de estudo que possibilitam a aprendizagem do português em contextos específicos, designadamente no domínio da Língua e da Cooperação. Os programas de Bolsas do Camões I.P. destinam-se a apoiar e a promover: o estudo e a investigação na área da língua e da cultura portuguesas; a formação científica e profissional na área do ensino de Português, Língua não Materna; a formação ou o aperfeiçoamento na área de tradução e interpretação de conferências (fonte: Camões – ICL). Informações disponíveis aqui.
Bolsas de estudo individuais, em especial de formação avançada, nas seguintes áreas: investigação aplicada científica e tecnológica; qualificação e aperfeiçoamento artísticos; investigação em cultura portuguesa para estrangeiros; valorização de recursos humanos dos PALOP e Timor-Leste; Comunidades Arménias; residências artísticas (fonte: fundação Gulbekian). Informações disponíveis aqui.
Visa selecionar bolsistas supervisores integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid e alunos do Plano Nacional de Formação de Professores - Parfor para participarem de cursos de desenvolvimento profissional nas universidades portuguesas de Aveiro e do Porto, nas áreas de Pedagogia, Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
Programa financiado pelo Santander Universidades em parceria com instituições de ensino superior brasileiras que tenham convênios vigentes com instituições portuguesas. Informações disponíveis aqui.
BRASIL/SUÉCIA
A cooperação entre Brasil e Suécia é financiada por instituições e organismos que normalmente trabalham em parceria na organização de programas de concessão de bolsas de estudos ou apoio à pesquisa e eventos científicos. A lista com os nomes e siglas das principais instituições envolvidas pode ser conferida abaixo:
Os seguintes programas e organizações finaciam ações de cooperação internacional entre instituições do Brasil e da Suécia:
Programa regido pelo interesse mútuo entre a Capes e a Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT) em apoiar pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Suécia, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países (fonte: Capes). Informações disponíveis aqui.
Linnaeus-Palme é um programa de intercâmbio sueco para professores e estudantes de graduação e de mestrado. O objetivo é estreitar a cooperação entre instituições de educação superior na Suécia e em países em desenvolvimento. Informações disponíveis aqui.
ESTREITE RELAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO:
INCENTIVE A COTUTELA
Em nível de pós-graduação, a mobilidade “simples” do doutorando que efetua parte de sua pesquisa em outro país é clássica e, de certa forma, faz parte da rotina do pesquisador que trabalha em nível internacional. A cotutela (dupla diplomação em nível de doutorado) amplia a experiência do aluno: ele se beneficia de co-orientação, dedica mais tempo na universidade de destino, defende frente a uma banca mista e adquire um conhecimento e diplomas de forma muito mais profunda em cada uma das duas instituições.
Este conjunto de fatores leva a formar um doutor, mas também a aproximar de forma mais duradoura grupos inteiros de pesquisa das duas instituições, começando pelos orientadores, e provavelmente envolvendo alunos mais jovens (mestrandos, alunos em iniciação científica). A dupla diplomação qualifica também a formação de doutorado na universidade de origem, uma vez que é todo o programa de pós-graduação que é avaliado através do convênio que o relaciona ao parceiro estrangeiro. Por fim, o fato de obter dois diplomas facilita a possível continuidade da carreira de pesquisador do recém-doutor tanto em um como no outro país.
No projeto EBW+, das 41 mobilidades de doutorado, foram assinadas sete cotutelas até julho de 2017.
Na 3ª edição da Newsletter do projeto (março/2016), o EBW+ publicou um dossiê sobre cotutela. Descubra mais aqui.
FORTALEÇA A COOPERAÇÃO COM
PROGRAMAS DE DUPLA DIPLOMAÇÃO
Os acordos de dupla diplomação são convênios de nível institucional em que duas instituições reconhecem para certa formação que a maioria de suas unidades de ensino (por exemplo, 2/3 de um curso) são equivalentes e concordam em atribuir seus dois diplomas distintos a um aluno que estude esta parte reconhecida como equivalente, além dos créditos diferenciados em ambas as instituições, por meio de um período de mobilidade geralmente mais longo que no caso da tradicional mobilidade de crédito. Ambos os diplomas emitidos referem-se mutuamente para tornar explícito que o aluno combinou duas formações originais, sem simplesmente repetir cada uma.
Em termos de equivalência dos currículos, o acordo de DD representa um estágio intermediário estratégico entre os Diplomas Conjuntos, onde duas instituições de ensino superior combinam seus currículos para atribuir um diploma único e Reconhecimento de Créditos (individual) obtido através da mobilidade. Tais acordos resultam em mobilidade aumentada e melhorada: os alunos estão mais motivados, a questão do reconhecimento de crédito é resolvida antes da mobilidade e o impacto institucional é de longa duração.
MANTENHA PARCERIAS
ATRAVÉS DO ERASMUS+
O programa Erasmus+ foi lançado em 2013, com seus primeiros projetos aprovados em 2014. Informações completas sobre o projeto estão disponíveis aqui.
Confira a lista dos projetos aprovados que envolvem parceiros brasileiros do EBW+ até julho de 2017:
CONHEÇA O MCMD
A CAPES anunciou em março-abril de 2017 um novo programa de financiamento para internacionalizar a pesquisa e os estudos de pós-graduação nas universidades brasileiras, denominado "Mais Ciência, Mais Desenvolvimento" - MCMD (More Science, More Development). Com base na análise do Ciência Sem Fronteiras, a MCMD permitiria a cada universidade obter do CAPES seu próprio financiamento local para promover suas parcerias internacionais.
O financiamento seria permitido por cinco anos, e com base em um plano estratégico institucional de internacionalização. As atividades financiadas incluiriam, mas não se restringiriam, a mobilidade dos estudantes (no nível de mestrado e doutorado). Os professores visitantes, a organização de eventos internacionais, o financiamento de atividades científicas no todo, seriam possíveis.
CAPES lançaria o convite à apresentação de propostas em setembro de 2017. As universidades responderiam antes do final de novembro. As atividades começariam em março de 2018. As IES brasileiras já concluíram uma fase preliminar que consistia em informar um questionário longo sobre o processo de internacionalização de nossas universidades, destinado a ajudar a CAPES a dimensionar sua chamada em breve.
É importante notar que a mobilidade dos estudantes de graduação seria quase totalmente fora do escopo deste novo programa.
CALENDÁRIO
Reunião final do Projeto EBW+ |
20-21 novembro 2017 |
---|---|
Segunda Semana de Formação EBW+ |
22-24 novembro 2017 |
Finalização das últimas mobilidades EBW+ |
14 de janeiro 2018 |
Conclusão do Projeto EBW+ |
14 de janeiro 2018 |
Lançamento de Publicação Final EBW+ |
fevereiro 2018 |
Envio de relatório final |
14 de março 2018 |
REUNIÃO FINAL DO PROJETO EBW+
A parceria irá organizar em novembro a reunião final do projeto EBW+. Quase quatro anos após o início das atividades, representantes das 20 instituições parceiras e das 12 instituições associadas irão encontrar-se para discutir os êxitos alcançados pelo projeto EBW+ e o futuro da parceria.
Desde 2014, um total de 135 bolsas foi atribuído a estudantes, investigadores e membros de pessoal docente e não docente de mais de 35 Instituições de Ensino Superior do Brasil. A parceria organizou vários eventos, entre os quais duas edições dos Welcoming Days no Porto dirigidos a bolseiros, duas edições de Staff Trainings e duas reuniões de consórcio. Estes são apenas alguns dos resultados concretos do projeto EBW+ que serão discutidos no evento.
A reunião final terá lugar em Brasília, nos dias 20-21 de novembro de 2017.
SAVE THE DATE!
STAFF TRAINING EM BRASÍLIA
A Universidade do Porto e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituições coordenadoras do projeto EBW+, estão organizando a 2ª edição do Staff Training EBW+ que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2017, em Brasília, Brasil. Após o sucesso da 1ª edição na Universidade Federal de Lavaras (UFLA), em junho de 2016, esta segunda edição será a oportunidade de se concentrar em novos tópicos como Erasmus+ ou duplo diploma. Reserve as datas em sua agenda!
CONHEÇA A UP
Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é atualmente uma das mais prestigiadas Instituições de Ensino Superior da Europa.
Cerca de 32.000 estudantes, 2.400 professores e investigadores e 1.600 funcionários não docentes frequentam as suas 15 escolas e 60 unidades de investigação, distribuídas por três polos universitários localizados na cidade do Porto.
Com 14 faculdades e uma business school, a Universidade do Porto oferece uma excecional variedade de cursos, que abrangem todos os níveis de ensino superior e todas as grandes áreas do conhecimento.
A qualificação de excelência do corpo docente (81% dos docentes são doutorados) garante a elevada qualidade da formação da Universidade do Porto, que a torna na universidade portuguesa mais procurada pelos candidatos ao Ensino Superior e a preferida dos estudantes com as mais altas classificações escolares.
Todos os anos, cerca de 3.700 estudantes estrangeiros, de 111 diferentes países do mundo, frequentam a Universidade do Porto. E se cerca de metade destes estudantes chegam através de acordos internacionais de mobilidade, mais de metade deles escolheram a U.Porto para realizar a totalidade do seu curso superior.
A Universidade do Porto é o maior produtor de Ciência em Portugal, sendo responsável por mais de 23% dos artigos científicos portugueses indexados anualmente na ISI Web of Science.
De facto, alguns dos mais produtivos e internacionalmente reconhecidos centros portugueses de Investigação e Desenvolvimento pertencem à Universidade do Porto. Mais de metade das suas 60 unidades de investigação foi classificada com “Excelente” ou “Muito Bom” nas mais recentes avaliações independentes internacionais.
A inovação produzida pela Universidade também já conduziu ao desenvolvimento de várias tecnologias e negócios.
A Universidade tem 128 patentes e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto serve de incubadora a mais de uma centena de startups, responsáveis pela criação de 900 novos postos de trabalho qualificados na região.
Estas são algumas razões pelas quais a Universidade do Porto é a instituição portuguesa com a melhor classificação nos mais importantes rankings internacionais de Ensino e Investigação Científica, que sistematicamente colocam a U.Porto entre as 350 melhores universidades do mundo.
CONHEÇA O PORTO
O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e uma das maiores áreas urbanas da Península Ibérica. O Porto é também a maior cidade do Norte de Portugal.
O Centro Histórico do Porto é um dos locais mais atrativos para os visitantes, oferecendo uma grande variedade de monumentos e habitações de vários períodos históricos, chegando até ao século XIV. A cidade do Porto e o seu rio, o Douro, são indissociáveis. O vale do Douro, com as suas encantadoras varandas de vinhas seguras às colinas, é o reino do famoso Vinho do Porto e oferece aos visitantes vistas arrebatadoras.
O Porto é o centro de uma região rica em termos de cultura e natureza, que conjuga história, arte e natureza (mar e montanha); é o ponto de partida perfeito para excursões turísticas. Por tudo isto e muito mais, o Porto foi eleito em 2012-2014 e 2017 como o Melhor Destino Europeu.
O Porto é uma cidade onde a História pode ser encontrada numa rua estreita ou em conversa com os seus habitantes.
Recentemente, a UNESCO elegeu o centro histórico do Porto como Património Mundial. Entre os principais elementos arquitetónicos da cidade, a Catedral do Porto é a estrutura mais antiga que dura até aos nossos dias, juntamente com a pequena Igreja Romana de Cedofeita, a Igreja de São Francisco em estilo gótico, os vestígios das antigas muralhas da cidade e algumas habitações do século XV. O estilo barroco está bem presente na cidade, em especial nas decorações dos interiores das igrejas de São Francisco, de Santa Clara, da Misericórdia e dos Clérigos.
O neoclassicismo e romantismo dos séculos XIX e XX trouxeram também inúmeros monumentos de interesse à paisagem da cidade, como o fabuloso Palácio da Bolsa, o Hospital de Santo António, a Câmara Municipal, os edifícios da Avenida dos Aliados, a Estação de comboios de São Bento, coberta com azulejos, e os jardins do Palácio de Cristal.
O Porto tem vários museus, salas de concertos, teatros, cinemas, galerias de arte, bibliotecas e livrarias. Os mais conhecidos museus da cidade são o Museu Nacional Soares dos Reis, dedicado especialmente aos movimentos artísticos portugueses dos séculos XVI a XX, bem como o Museu de Arte Contemporânea.
As salas de concertos da cidade são de uma beleza e elegância raras. O Coliseu do Porto, desenhado pelo arquiteto Cassiano Branco, é um exemplo fabuloso das artes decorativas portuguesas e visto por muitos como uma das mais belas e elegantes salas de concertos da Europa. Outros locais notáveis incluem o teatro Rivoli, o cinema Batalha e a mais recente Casa da Música. O jornal “The Guardian” elaborou uma lista das livrarias mais belas do mundo e a livraria Lello ocupa o terceiro lugar.
Esperamos a sua visita!
CONHEÇA MALTA
Malta é um país do sul da Europa localizado no Mediterrâneo, 80 km ao sul da Sicília e a 333 km ao norte da Líbia. Valleta é a capital do país.
O arquipélago maltês é constituído por três ilhas: Malta, Gozo e Comino. Com pouco mais de 316 km² e com uma população de 420.000 habitantes, Malta é um dos menores e mais densamente povoados países do mundo.
O país possui duas línguas oficiais: o inglês e o maltês. Malta é membro da União Europeia e da Área Schengen. Sua moeda oficial é o Euro.
Veja imagens de Malta e da UM no vídeo abaixo.
CONHEÇA LAVRAS
A Cidade teve sua fundação por volta do ano de 1720, localizada no Sul de Minas, Lavras tem um forte potencial para o turismo de Esportes de Aventura, a cidade conta com a Universidade Federal de Lavras – UFLA, o Instituto Adventista de Ensino, A Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON – o Centro Universitário de Lavras UNILAVRAS, que juntos oferecem os melhores cursos de graduação e pós graduação.
A cidade fica localizada em local estratégico, próximo a capital mineira, centros históricos e na região pode ser encontrados diversos atrativos naturais cachoeiras, rios, lagos, represas e serras e montanhas.
No município pode ser visto: A igreja do Rosário com 280 anos, estilo barroco rococó, os museus história natural e Bi Moreira, o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Praça Dr. Augusto Silva com a feira de artesanatos, bares e restaurantes que oferecem a melhor gastronomia mineira.
PONTOS TURÍSTICOS
LOCOMOTIVA BALDWIN - do ano de 1920, um das primeiras locomotiva, que atuou em Lavras e agora situa-se na praça Dr. José Esteves, onde marca a sua história sendo a herança da ferrovia em Lavras, ótima atração turística para todos, além de ter uma oportunidade de poder tirar muitas fotografias.
Locomotiva - Praça Dr. José esteves
INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON - Localiza-se na Praça Dr. Jorge, iniciou suas atividades em Lavras no dia 1o de fevereiro de 1893, com alguns alunos.
Os trabalhos do Instituto progrediram , em Lavras atendendo as diversas áreas na educação, além de outras atividades voltadas a agricultura através da Antiga Escola Agrícola, hoje UFLA (Universidade Federal de Lavras).
Possui belíssimos prédios para visitação, nos Campus: Chácara e Carlota Kemper.
Auditório Lanne Morton
O Prédio
Campus Kemper
CAMPUS DA UFLA - o campus universitário possui uma área de 600 hectares (6.000.000 m²), com departamentos didático-pedagógicos, laboratórios, biblioteca especializada, área para cultivo e criação de animais, museus, editora, emissora de Rádio, TV, alojamentos, restaurantes e lanchonetes, ginásio poli-esportivo, estádio de futebol, clube de campo para os alunos, agências do Banco do Brasil e dos correios, hotel, gráfica, creche e cooperativas médica, odontológica e psicológica.
LAVRAS SHOPPING - com duas salas de cinema onde também são realizados eventos culturais, artísticos, técnico-científicos durante todo o ano, praça de alimentação, exposição de artesanato permanente, salão de beleza, e várias lojas de roupas e decoração.
Jardim Lavras Shopping
LAGO DO FUNIL um dos principais atrativos turísticos da cidade, onde está a Hidro-elétrica do Funil.
Represa do Funil próximo a usina
Represa do Funil - Próximo a Macaia
RAFTING - descida de bote nas corredeiras do Rio Capivari.
Condutores de Rafting
SERRA DA BOCAINA - Caminhada até o ponto mais alto.
Serra da Bocaina - Vista parcial
PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO - está localizado no km 9 da Br 354, sendo a maior área verde do município de Lavras, Sul de Minas Gerais, e guarda algumas das mais deslumbrantes paisagens da região; trata-se de uma unidade de conservação, cujos objetivos específicos são:
- Preservação Ambiental
- Desenvolvimento Científico
- Educação Ambiental e lazer
Parque Ecológico - Passarela e Portaria
ÁRVORE TIPUANA - Ela é uma das mais antigas árvores da praça Dr. Augusto Silva, seus imensos galhos cobrem uma boa parte da nossa praça, o que serve para sombra as pessoas que buscam o descanso. A Tipuana pertence à família Fabacea, nome científico, Tipuana – Tipu.
É uma raridade, chama a atenção de todos que passam por ali, a mesma foi plantada em 1908, pelo Ilustre e Doutor Bernardino Macieira.
Localização: No Centro de Lavras, de frente aos bancos, Praça Doutor Augusto Silva
Árvore Tipuana e Feira de Artesanato
CACHOEIRA DOS IPÊS - Situada no município de Lavras, na estrada de acesso a Comunidade de Itirapuã, sentido para Itumirim a cachoeira dos Ipês mais conhecida como dos cruzes é um dos mais novos atrativos naturais da cidade, devida a sua exuberante queda e seu entorno. Localizada aproximadamente 13 Km do centro de Lavras.
Cachoeira dos Ipês
CASA DA CULTURA - O Local serviu durante muitos anos de Fórum, Câmara e Prefeitura, depois vários órgãos municipais como a Biblioteca Municipal, Superintendência de Cultura, Junta Militar e outros.
Atualmente, abriga a casa do Artesão, Superintendência de Cultura, Secretaria do Bem Estar Social, Junta Militar.
O Prédio foi adquirido pelo município em 1907, no ano de 1984 foi restaurado e transformado em Casa da Cultura, homenageado o fundador do Museu Bi Moreira, Jornalista Silvio do Amaral Moreira. Nascido em 1912 e falecido em 1994.
Localização: Situa-se próximo ao Centro da cidade, na Rua Sant’ Ana, 111. Esquina com a Rua Desembargador Alberto Luz.
Casa da Cultura
COMUNIDADE DO FUNIL - Aproximadamente 14 Km do Centro de Lavras, você pode conhecer a Comunidade do Funil, local agradável onde você pode desfrutar das belezas do local, como o camping, mergulho profissional, realizar passeios de barcos particulares, caminhadas, e experimentar a comida mineira dos bares locais.
Acesso através da Zona Norte, passando pela COHAB, estrada para Ponte do Funil.
Comunidade do Funil e a Área de Lazer
IGREJA DAS MERCÊS - A igreja é um ótimo local para oração e participar das mais diversas atividades desenvolvidas, situada na Praça Dona Josefina, Centro de Lavras. A igreja é uma comunidade pertencente à Paróquia de Sant’Ana.
Igreja das Mercês - Praça Dona Josefina
IGREJA DO ROSÁRIO
IGREJA DO ROSÁRIO - O maior patrimônio histórico de Lavras situado na Praça Dr. Augusto Silva, S/Nº abriga as mais variadas pinturas e entalhes em madeira. Construção datada em 1754, a igreja possui um dos diferentes estilos de Barroco, caracterizado como Barroco Rococó, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), em 02/09/1948, registrada no livro de Belas Artes.
A igreja tem como finalizada o Culto Religioso e o funcionamento do Museu Sacro de Lavras.
Igreja do Rosário Lateral - Interior - Forro Capela
IGREJA MATRIZ DE SANT’ ANA - Construída em 1904, a Igreja Matriz de Sant’Ana, passa a ser sede da paróquia central de Lavras, Interior - detalhe capela-mor, altar-mor neogótico, em madeira com detalhes dourados, além de várias imagens de gesso, pilastras em cruz grega com capitéis coríntios e nos contraventamentos em arco pleno. O teto, em abóbada de berço é de PVC e é estruturado em madeira. Interior - detalhe corredor lateral direito, arcos plenos e colunas com capitel. Interior - detalhe pilastras em cruz grega com capitéis coríntios e nos contraventamentos em arco pleno.
A sua localização é um ponto forte, próximo a Praça Dr. Augusto Silva, regional central de Lavras.
Igreja Matriz de Sant'Ana Altar principal - Entrada Principal - Interior
IGREJA NOSSA SENHORA AUXILIADORA - A igreja Nossa Senhora Auxiliadora, localiza-se na Rua Custódio Moreira na Zona Norte da cidade, próxima a Praça Comendador José Esteves, antiga praça da Estação.
A igreja realiza diversas festas, entre elas a comemoração do dia da Padroeira.
Igreja N. S. Auxiliadora
MUSEU BI MOREIRA E DA HISTÓRIA NATURAL - Considerado um dos mais ecléticos da região, possui um rico acervo de peças composto pelas salas: do Museu Universitário, de Lavras, Ciências Médicas, Guerras e Revoluções, do Lar, Imagem do Som e Comunicação, Antropologia e da tecelagem.
A sua localização: Campus Histórico da UFLA.
Contato para visitação: (35) 3821.8878/3829.1205
Museu Bi Moreira e Museu de História Natural
PRAÇA DR. AUGUSTO SILVA - A Localizada no coração da cidade, a praça Dr. Augusto Silva, guarda a história e a cultura lavrense, próxima aos Bancos, Hotéis, ela traz consigo a tranqüilidade de um povo gentil e hospitaleiro. A praça possui uma grande quantidade de espécies de árvores, destacando a Centenária Tipuana e as Palmeiras Imperiais.
No meio da praça temos a fonte, que encanta nossos turistas, além de receber no seu coreto a presença de diversos artistas da nossa cidade e região. Já nos domingos acontece a típica feira de artesanatos onde são oferecidos produtos e serviços dos mais variados tipos, como o artesanato local, os produtos típicos da culinária mineira.
Praça Dr. Augusto Silva - Alameda da Praça - Fonte
Você ainda pode visitar:
PESQUEIRO OLARIA - (Álvaro João) Estrada antiga Lavras para Itumirim.
PARQUE DE EXPOSIÇÕES - local onde acontece a exposição agropecuária e industrial anualmente. Rodovia 265 Lavras, São João Del Rei.
CONHEÇA A UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro – a UFRJ – possui 3 campi: o Cidade Universitária, o Praia Vermelha e o Macaé, e abriga instituições, escolas, faculdades e unidades suplementares que incluem 7 museus, entre os quais podemos destacar o Museu Nacional, 8 hospitais universitários, e a terceira maior bacia oceânica do mundo para pesquisas em plataformas de exploração de petróleo.
Reconhecida nacional e internacionalmente tanto por sua alta qualidade de ensino quanto por seu comprometimento com a pesquisa, a UFRJ é a quintessência da instituição de Ensino Superior em sua região, liderando em todos os rankings internacionais, tais como o QS e o Times Higher Education. A excelência acadêmica da UFRJ se difunde em uma vasta extensão de campos de estudo.
Além disso, a COPPEAD, a Escola de Graduação em Administração da UFRJ, é a única escola do tipo na América Latina listada no ranking global do Financial Times, entre as 100 melhores do mundo.
A universidade tem parceria com diversos empreendimentos nacionais e multinacionais, sendo que alguns deles possuem instalações nos próprios campi da UFRJ. É o caso da
Petrobrás, cujo maior centro de pesquisa está localizado no campus Cidade Universitária. Seguindo uma tendência global, a UFRJ estabelece e mantem relações cooperativas com instituições de todos os continentes, e que agora equivalem a mais de 200 instituições pelo mundo todo.
Infraestrutura (bibliotecas, internet, etc)
A UFRJ possui 41 bibliotecas, nas quais os estudantes podem acessar livros, monografias, teses e dissertações, livros raros e antigos, entre outros. Todo o material bibliográfico da universidade pode ser visto na base de dados Minerva, através do site http://www.minerva.ufrj.br/.
A maioria das unidades acadêmicas da UFRJ está equipada com laboratórios de informática, oferecendo livre acesso à internet, além de possuir pontos de acesso livre a Wi-Fi.
Algumas unidades acadêmicas da UFRJ possuem um centro acadêmico, que é um centro estudantil que representa seus interesses dentro da universidade. Os centros acadêmicos promovem debates, semanas temáticas, recepção de calouros e organizam ações políticas entre os alunos, além de abrigarem atividades culturais, como feiras do livro e festas.
Por que a UFRJ?
Prestígio duradouro. A história da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) remonta ao início do século XIX, e está repleta de feitos científicos, culturais e artísticos extraordinários.
Excelência. É a terceira melhor universidade do Brasil e a quarta melhor da América Latina (ranking QS).
Localização. Localizada dentro da Cidade Maravilhosa, a UFRJ promove ciência, cultura e artes sob a mirada do Cristo Redentor e próxima ao Pão de Açúcar.
Democrática. A UFRJ está aberta a estudantes vindos de todas as condições socioeconômicas, e dá uma grande contribuição em direção à universalização do Ensino Superior no Brasil.
CONHEÇA O RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, tem muito mais a oferecer do que suas belezas naturais e o ritmo do Carnaval, os quais representam o Brasil em todo o mundo.
O Rio de Janeiro se destaca no cenário brasileiro e latino-americano por sua excelência acadêmica. Algumas das melhores universidades do país se encontram na cidade e em seus arredores.
O Rio também é um dos mais relevantes centros de pesquisa em energia no mundo, e abriga várias companhias e laboratórios dedicados à pesquisa e desenvolvimento, que estão em sua maioria localizados no Parque Tecnológico da UFRJ ou no campus Cidade Universitária.
Já que a vida de um estudante de intercâmbio vai muito além dos estudos, é válido mencionar que a combinação de características geográficas – o mar, as montanhas, e a floresta – com a presença humana faz do Rio de Janeiro uma cidade única e incomparável. Cada canto da cidade tona-se um mirante, e com a alegria contagiante do carioca, tudo é motivo para festa.
Além do samba e do tradicional Carnaval, o Rio exala música de todos os tipos e recebe vários festivais de música renomados internacionalmente, além de exibições de arte, teatro, e muito mais.
CONHEÇA A UNIEVANGÉLICA
O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA é a maior e mais antiga instituição de ensino, mantida pela Associação Educativa Evangélica (AEE), associação fundada em 31 de março de 1947, e abriga os três primeiros cursos de graduação do interior goiano: Pedagogia, iniciado em 1961, Direito, iniciado em 1969, e Odontologia, iniciado em 1971.
É referência no cenário educacional regional, tanto pela qualidade do ensino quanto pela posição geográfica estratégica, atraindo alunos não só da região Centro-Oeste, mas de todas as regiões do país. Atualmente, existem 25 cursos de graduação em funcionamento, sendo 17 bacharelados, 1 licenciatura e 7 tecnológicos, além de 61 cursos de pós-graduação lato sensu e um Mestrado institucional.
A UniEVANGÉLICA é considerada o melhor Centro Universitário de Goiás, tem um ótima infraestrutura com excelentes bibliotecas, laboratórios modernos e um corpo docente altamente qualificado. Caracterizada por sua história e tradição, a UniEVANGÉLICA oferece cursos de graduação e pós graduação para mais de 15.000mil alunos. Objetiva preparar nossos alunos para desenvolverem liderança, senso crítico e habilidade na resolução de problemas, necessárias para um novo mercado de trabalho que é inovador e competitivo.
CONHEÇA ANÁPOLIS
Anápolis está localizado no Estado de Goiás, na região Centro Oeste do Brasil. A população é estimada em 350.000mil habitantes. A cidade está localizada no planalto central , a uma altitude de 1.017 metros, uma das mais altas do Brasil, condição que proporciona um clima tropical brando, que é geralmente mais ameno que as cidades em sua volta.
Anápolis destaca se pela agricultura e vem liderando o processamento de alimentos, assim como a indústria de medicamentos.
Depois de Goiânia, a Capital do Estado, Anápolis é a cidade mais desenvolvida em Goiás. Tem também o setor industrial com inúmeras empresas de alta tecnologia na região central do Brasil.
Anápolis destaca se como Polo Educacional, com muitas escolas de nível fundamental, médio, faculdades e universidades, e entre elas destaca se a UniEVANGÉLICA.
A Força Aérea Brasileira (FAB) opera uma de suas bases mais importantes em Anápolis, protegendo Brasília, capital do país, e sendo também um importante componente do sistema vigilância da Amazônia.
CONHEÇA A UFRR
Implantada em 1989, a Universidade Federal de Roraima - UFRR é a primeira Instituição Federal de Ensino Superior a instalar-se no Estado de Roraima, contando, atualmente, com três campi: Paricarana, Cauamé e Murupu.
Ao longo de seus 27 anos, vem produzindo e disseminando conhecimentos, trabalhando na busca contínua de padrões de excelência e de relevância no ensino, na pesquisa e na extensão, renovando sua missão de contribuir para o desenvolvimento do Estado, sugerindo soluções para os desafios amazônicos, estimulando o convívio entre as populações do espaço fronteiriço e elevando a qualidade de vida na região.
Possui 50 cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento, além do Colégio de Aplicação (CAp) e da Escola Agrotécnica (EAgro). Na pós-graduação, oferece 12 cursos de mestrado: Agronomia, Antropologia, Física, Química, Recursos Naturais, Letras, Geografia, Desenvolvimento Regional da Amazônia, Ciências da Saúde, Sociedade e Fronteiras, Mestrado Profissional em Matemática Rede Nacional, e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Conta, ainda, com quatro doutorados: Agronomia, Recursos Naturais e Biodiversidade, Biotecnologia da Amazônia Legal e Ciências e Matemática.
Tem atualmente núcleos e unidades de pesquisa, como: Núcleo de Práticas Jurídicas e Direitos Humanos, Núcleo Amazônico de Pesquisas em Relações Internacionais (NAPRI), Núcleo de Recursos Naturais (NUREN); Biofábrica; Núcleo Histórico Sócio-ambiental (NUHSA); Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe (NECAR); Núcleo de Estudos Semióticos da Amazônia (NUPS); Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras (NUCELE); Núcleo de Pesquisas Energéticas (NUPENERG), Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA), Núcleo de Estudos do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (NEEDS), Núcleo ObservaRR, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Núcleo de Educação a Distância (NEAD).
Conta ainda com o Instituto Insikiran de Formação Indígena-Insikiran, responsável por um dos projetos mais inovadores do País: a formação intercultural para professores indígenas. Para promover ações afirmativas e discussões sobre inclusão, foi criado o Núcleo Construir de Acessibilidade.
A UFRR oferece programas de bolsas nas áreas de ensino (Monitoria, Mobilidade Acadêmica e Educação Tutorial - PET), de pesquisa (PIBIC, PIBIC Jr., PICI) e extensão (Conexões de Saberes, trabalho, alimentação, transporte urbano).
Na Extensão, a UFRR vem contribuindo para a socialização do conhecimento produzido junto às comunidades, articulando-o à realidade nacional e regional e integrando-o às necessidades da sociedade como um todo. Os programas e projetos de extensão da UFRR estão presentes em todos os municípios de Roraima. Outras importantes iniciativas: o Restaurante Universitário e a Residência Universitária.
Vale ressaltar a estrutura das nossas três bibliotecas (Paricarana, Cauamé e Murupu), que somam mais de 130 mil exemplares, entre livros, periódicos, trabalhos de pós-graduação, dentre outros materiais.
Outro destaque é a Editora e livraria da UFRR, criada em 29/11/2002 (Resolução Cuni N.º011/2002). Está vinculada a vice-reitoria e tem como objetivo incentivar e promover a publicação e a produção científica, técnica, didática e artística da UFRR e região. Em poucos anos de existência já publicou e comercializou mais de 200 obras de autores locais.
Fonte: Site da Universidade Federal de Roraima.
Disponível em: http://ufrr.br/index.php/a-ufrr/historico.
CONHEÇA RORAIMA
Com apenas 28 anos de criação, Roraima está situado na Região Norte do País, sendo o estado mais setentrional da federação brasileira. Seu principal ponto turístico, que lhe emprestou o nome, o Monte Roraima, chama atenção pela sua localização geográfica, na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, e pela beleza mística, intocável e inexplorada.
O estado menos populoso do Brasil, com 450.479 habitantes, conforme o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui, em números proporcionais, a maior população indígena do País, somando 49.637 pessoas. O território roraimense tem cerca de 46,37% de suas terras demarcadas em áreas indígenas, abrigando 34 terras indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Sapará, Taurepang, Wai-Wai, Yanomami e Yekuana, segundo o Conselho Indígena de Roraima (CIR).
Sua economia, baseada principalmente no setor terciário, registra uma alta taxa de crescimento, embora seu Produto interno bruto (PIB) seja o menor do país, representando 0,15% da economia brasileira. Situado na Amazônia Setentrional, predomina em Roraima a floresta amazônica, havendo ainda uma enorme faixa de lavrado.
As várias belezas naturais, a rica fauna e a diversificada flora, atraem para Roraima turistas para observação de pássaros e passeios na Serra do Tepequém, Lago Caracaranã, Serra Grande e nas fronteiras com a Venezuela e a Guiana.
Sua capital Boa Vista, é a única do Brasil localizada totalmente no hemisfério Norte. A cidade plana, de apenas 126 anos, se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson para lembrar um leque, em alusão às ruas de Paris, na França.
A cidade é a maior de Roraima e concentra cerca de dois terços dos habitantes do estado. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada era de 320.714 habitantes em 2015.
As pessoas são acolhedoras e calorosas como o clima equatorial - quente e úmido. A cidade é tranquila, plana e com muitos espaços públicos de lazer, prática de esportes e turismo, o que traz a tranquilidade necessária para a dedicação aos estudos.
Os bons conceitos dos cursos ofertados pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e programas de mobilidade e internacionalização da instituição são atrativos para a chegada de estudantes de diversos estados brasileiros e países de vários continentes. Atualmente, a instituição conta com cerca de 10 mil alunos.
Boa Vista cresceu às margens do Rio Branco, que tem uma grande extensão de praia durante o verão, o que possibilita a prática de esportes como caiaque, stand up paddle (SUP) e windsurf. Ciclismo, corrida, caminhada e outros esportes também fazem parte do cotidiano dos moradores da cidade. Sua localização, a poucas horas da Venezuela e da Guiana, possibilita o convívio com culturas e idiomas diferentes.
As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde estão as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais, além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedral diocesana. Uma dessas avenidas, a Capitão Ene Garcez, concentra pontos turísticos como a Praça das Águas, Portal do Milênio, Complexo Esportivo Ayrton Senna, além de dar acesso ao Aeroporto Internacional Atlas Cantanhede e à Universidade Federal de Roraima. Tudo bem próximo e de fácil acesso.
Referências
Portal Amazônia.com. Disponível em:
http://www.portalamazonia.com.br/cultura/turismo/boa-vista-122-anos-de-historia
Acessado em : 19 de junho de 2015.
FREITAS, Aimberê. Estudos Sociais - RORAIMA: Geografia e História. 1 ed. São Paulo: Corprint Gráfica e Editora Ltda., 1998. 83 p. ISBN 34523432
CONHEÇA A UFRPE
A UFRPE possui 103 anos de tradição em ensino, extensão e pesquisa no Estado e no país. Sua história secular é marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências agrárias, humanas, sociais e exatas.
Inaugurada com os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, o novo perfil da Instituição abrange 59 cursos de graduação, incluindo Administração, Economia, Educação Física, Gastronomia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e diversas Engenharias, no campus do Recife e nas Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG), de Serra Talhada (UAST) e do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), além de Educação a Distância. Na pós-graduação, destaca-se na produção de pesquisa com 48 cursos de mestrado e doutorado.
Desde a fundação da Escola Superior de Agricultura, em 1912, até hoje, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem alcançado bons resultados devido aos investimentos em ações de ensino, pesquisa e extensão. Composta por mais de 1200 professores, mais de mil técnicos e cerca de 17 mil estudantes, a UFRPE possui ainda estações avançadas de pesquisa, ou seja, extensões situadas no Litoral, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão de Pernambuco. São elas: Estação Ecológica do Tapacurá, em São Lourenço da Mata; Estação Experimental de Cana-de-Açúcar (EECAC) e Estação Experimental de Pequenos Animais (EEPAC), em Carpina; Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG); Estação de Agricultura Irrigada (EAII), em Ibimirim; e a Estação de Agricultura Irrigada (EAIP), em Parnamirim.
São mais de 4 mil vagas disponibilizadas anualmente. A seleção é feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas o estudante também pode ingressar como portador de diploma e outros procedimentos. A integração entre o corpo discente e o docente - quase todo constituído por mestres e doutores com formação em universidades renomadas - e a intensa atividade de pesquisa fazem da Universidade um centro de excelência nacional nas áreas em que atua.
No quesito infraestrutura, a UFRPE oferece à comunidade acadêmica a Biblioteca Central (BC), com acervo de mais de 70 mil volumes, entre livros e folhetos, títulos de periódicos, filmes e documentários. A BC também está equipada com totens digitais de consulta a publicações e a outras informações institucionais, bem como computadores que possibilitam a operação dos equipamentos através de sons, além de impressora em braile e outros aparatos para alunos com limitações visuais.
A estrutura do campus de Dois Irmãos também possui: Centro Esportivo com piscina semi-olímpica, quadra coberta, campo de futebol e pista de atletismo; residência estudantil; núcleo de serviços de saúde para consultas médicas, odontológicas, psicológicas, análises laboratoriais e clínicas, assistência social e enfermagem a servidores, estudantes e comunidade circunvizinha; Hospital Veterinário, que realiza 1.200 atendimentos mensais, entre consultas, exames e cirurgias em animais de pequeno e médio porte.
A UFRPE, por intermédio da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI), estabelece relações e convênios de cooperação interinstitucional com universidades e centros de ensino e produção científica de diversos países. Por meio de projetos voltados à troca de experiência de estudantes e professores de diferentes nacionalidades, a UFRPE firma acordos, promove intercâmbio e orienta a comunidade universitária acerca de oportunidades de bolsas, cursos e eventos internacionais. Também facilita e incentiva a vinda de pesquisadores de outros países para enriquecimento mútuo.
CONHEÇA PERNAMBUCO
Pernambuco é um dos 27 Estados brasileiros, conhecido pela paisagem diversificada, desde belas praias aos cenários sertanejos, e pela riqueza cultural e folclórica. Com 98.311 km², está localizado no centro leste da Região Nordeste, tem sua costa banhada pelo Oceano Atlântico e faz limite com a Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Também faz parte do território pernambucano o arquipélago de Fernando de Noronha, a 545 km da costa. São 185 municípios - com um total de 8.796.032 habitantes - e tem a cidade do Recife como sua capital.
Pernambuco é, antes de tudo, um estado marcado pela diversidade cultural. E tem uma população que respira e valoriza a sua cultura, passando de geração em geração. Não por acaso, o estado é conhecido no país como um dos que têm a cena cultural mais viva, construída a partir da contribuição de índios, portugueses, holandeses, judeus, africanos, entre outros. É celeiro de poetas, artistas plásticos e músicos reconhecidos em todo mundo, sem falar nos seus movimentos populares e nas festividades como o Carnaval e o São João.
O carnaval, por exemplo, é a maior festa. Não só dos pernambucanos, mas de todos que visitam o estado na época dessa democrática festa – seja na capital, nas praias, no interior. Tem o maracatu, o caboclinho, o coco de roda, a ciranda e o maior de todos os representantes - o frevo! O ritmo, aliás, é único e teve origem no próprio Estado. Na festa, além das ladeiras de Olinda, do fervor do Recife Antigo, tem também o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo, segundo o Guinness Book.
No interior, seja no Sertão ou no Agreste, há outros movimentos culturais. Os caretas de Triunfo (cidade sertaneja a 600km do Recife); os Papangus de Bezerros (agreste, 90km da capital) que no carnaval promovem uma grande festa nas ruas do município.
Uma das principais vocações econômicas do estado, o turismo gera emprego e renda em todas as regiões. São praias paradisíacas, de Norte a Sul, monumentos, cidades, calor e frio. Um estado rico que contempla a todos e recebe seus visitantes de braços abertos.
FONTE: www.pe.gov.br
CONHEÇA A UFCG
Resultado da divisão da Universidade Federal da Paraíba, em 2002, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é hoje uma universidade com estrutura multi-campi, estabelecida em sete cidades do estado da Paraíba, e conta com 1.481 professores e 1.420 técnicos administrativos.
A UFCG tem sede em Campina Grande. A universidade conta com 94 programas de graduação e 19.000 estudantes nos seguintes cursos: Engenharias/Ciências Exatas e da Terra (31 cursos); Ciências Sociais e Humanas (42 cursos); Ciências Biológicas e da Saúde (14 cursos) e Ciências Agrárias (sete cursos).
40 cursos de pós-graduação (cinco mestrados profissionais; 23 mestrados acadêmicos e 12 doutorados) são frequentados por 1.742 estudantes (1.078 em nível de mestrado e 664 em nível de doutorado). Os cursos, nacionalmente reconhecidos, são oferecidos em quase todas as áreas:
Aproximadamente 90% do corpo docente tem título de mestre ou doutor (416 mestres e 905 doutores). As áreas de Tecnologia (Engenharias) e Ciências básicas têm a maior porcentagem de doutores.
A UFCG conta com 251 grupos de pesquisa, a maioria deles ativamente envolvida em redes de pesquisa nacionais e internacionais: Ciências Agrárias (31); Ciências Biológicas (13); Ciências da Saúde (22); Ciências Exatas e da Terra (25); Humanidades (70); Ciências Sociais (30); Engenharia (52); Literatura, Letras e Artes (8). Estes grupos são importantes atores em grupos de pesquisa nacionais e regionais, e particularmente em projetos relacionados às indústrias, tecnologias (de informação, mecânica, de materiais, química, automação, telecomunicações, ciências de materiais, ciência da computação e sistemas, etc.), energia, nanotecnologia, dessalinização (laboratório de referência), biotecnologia e região do semiárido (sociologia, desenvolvimento sustentável, animais e plantas).
CONHEÇA CAMPINA GRANDE
O estado da Paraíba está localizado no nordeste do Brasil. Possui 56.470 km² e 3.999.415 habitantes. Paraíba tem duas universidades federais: UFPB, desde 1955, e UFCG, a mais recente, criada em 2002, e uma universidade estadual (UEPB). Todas elas oferecem cursos de graduação e de pós-graduação. Alguns institutos federais foram recentemente construídos para oferecer cursos técnicos.
Campina Grande, localizada a 600 metros acima do nível do mar, e a 110km do Oceano Atlântico (costa leste), é a segundo maior cidade do estado da Paraíba, com 407.754 habitantes e tem a segunda maior densidade de PhDs por habitante no Brasil (1/669).
Campina Grande tem a reputação de ser um centro tecnológico e é considerada por muitos como um “oásis high-tech no interior do Nordeste”. A revista American Magazine Newsweek, publicada em 30 de abril de 2001, diz que a cidade abriga “um dos mais promissores centros tecnológicos no mundo”, e a compara com um oásis: “em meio ao ermo e seco Nordeste do Brasil encontra-se um oásis de chuva e oportunidade".
Campina Grande: um centro regional e nacional para a cultura nordestina, tradição e artesanato, também englobando manifestações artísticas contemporâneas em museus, exposições e festivais.
A Festa de São João em junho, considerada o maior festival típico do mundo:
CONHEÇA O SGROUP
Gostaríamos de apresentar aos nossos parceiros EBW+ uma instituição associada no nosso projeto – a SGroup European Universities’ Network (Rede Europeia de Universidades SGroup), uma associação sem fins lucrativos constituída por mais de 30 universidades de 15 países europeus. Os membros do SGroup representam IES de forte reputação internacional na Europa e em todo o mundo, por exemplo 13 membros do SGroup estão posicionados entre os melhores do mundo de acordo com o Shanghai Ranking 2016. O companheirismo e confiança entre os membros do grupo levou a que cinco deles se unissem no consórcio EBW+: Universidade do Porto, Universidade de Malta, Universidade de Roma Sapienza, Universidade de Rouen e Universidade Politécnica de Valência.
A Rede SGroup, também conhecida como Grupo Santander, conta com quase 30 anos de experiência em relações internacionais no âmbito do ensino superior tanto dentro da Europa como além-fronteiras. A associação criada aquando o lançamento do Programa Erasmus tinha como principal objetivo fortalecer os laços entre universidades europeias e construir uma estrutura sólida para mobilidade académica na Europa. Com o passar dos anos, as atividades do SGroup ganharam uma dimensão global chegando até África, Estados Unidos e América Latina, sendo por exemplo a instituição co-coordenadora da iniciativa modelo de colaboração EU-AL em termos de mobilidade académica, o Programa AlBan (2002-2010). A Rede continua a alargar o seu compromisso global através da criação de um Think Tank para a China que concede aos seus membros acesso a experiência e contactos em mais uma região estratégica para cooperação.
Graças à sua participação ativa em Programas com financiamento europeu e ao compromisso dos seus membros, o SGroup tornou-se numa plataforma dinâmica para universidades modernas e com orientação internacional com o objetivo de expandir as suas oportunidades de colaboração na educação através da transferência de conhecimento e do desenvolvimento de alianças estratégicas.
A missão do SGroup é baseada em quatro áreas principais de cooperação:
Atividades específicas relacionadas com as áreas prioritárias são apresentadas no gráfico abaixo:
O SGroup implementa a sua missão através da participação em projetos com financiamento europeu, capacitação dos seus membros e promoção da mobilidade académica. Mais recentemente, a Rede SGroup criou o Inter-Continental Academic Exchange Programme (Programa de Intercâmbio Académico Inter-Continental), que possibilita a realização de visitas entre instituições europeias e externas à Europa para prospetar oportunidades de colaboração. Desde 2015 que a Rede Sgroup criou o estatuto de membro associado na Rede, disponível para universidades não-europeias que, graças à sua afiliação, podem usufruir de parcerias privilegiadas para projetos, acesso a experiência, e maior visibilidade.
Enquanto parceira associada do consórcio EBW+, a Rede SGroup assegura a visibilidade do projeto na Europa, canaliza os resultados do projeto, promove novas colaborações entre a AL-EU e, mais importante ainda, contribui para a estratégia de sustentabilidade do consórcio. As universidades parceiras podem manter-se envolvidas nas atividades da Rede SGroup formalmente ou informalmente ao aderirem ao Programa Icon, ao participarem em eventos e sessões de formação do SGroup, e ao proporem projetos inovadores.
Gostaríamos de motivar os parceiros EBW+ a explorar ainda mais as opções de colaboração existentes enquanto medidas do projeto para a sustentabilidade.
Mais informação sobre a Rede SGroup pode ser consultada aqui: http://www.sgroup.be/
CONHEÇA A URCA
A Universidade Regional do Cariri - URCA é uma universidade pública estadual sediada na cidade de Crato, contendo outros campi nas cidades de Juazeiro do Norte, Iguatu, Campos Sales, Santana do Cariri e Missão Velha, sendo uma das instituições mais atuantes para o desenvolvimento da Região do Cariri desde sua criação em 1986.
A Região do Cariri ou Região Metropolitana do Cariri (RMC) se situa na região sul do estado do Ceará e na regiçao de divisa entre os estados e Pernambuco, Paraíba e Piauí. É uma região que se destaca pelo turismo, pela rica história, por seu sítio arqueológico, comércio e indústria, possuindo o terceiro maior pólo industrial de calçados do Brasil.
A URCA atende a uma comunidade de aproximadamente 11.000 estudantes de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.
É a maior instituição pública de ensino superior do Cariri vinculada ao Sistema de Ensino Superior do Estado e à Secretaria da Ciência e Tecnologia. Durante seus 30 anos, formou mais de 23 mil profissionais e possui um corpo docente formado por 736 professores, dos quais mais de 70% são mestres, doutores e pós-doutores.
Possui nove campi, três no município do Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois no município de Juazeiro do Norte (Crajubar e Pirajá), um em Campos Sales, um em Missão Velha, um em Iguatu e um em Santana do Cariri, onde funciona o Museu de Paleontologia, mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.
A pós-graduação lato sensu oferta um portfolio amplo de cursos que valorizam o aperfeiçoamento professional e a troca de experiências entre alunos, enquanto a pós-graduação strictu sensu realiza pesquisas científicas que geram resultados positivos a toda a sociedade.
Além disso, através da extensão, a URCA realiza atividades que complementam o currículo acadêmico e promovem a formação professional da comunidade externa, atendendo a mais de 203.700 pessoas. Dentre as iniciativas que aproximam a Universidade da sociedade, destacam-se o Plano Nacional de Formação dos Professores de Educação Básica (PARFOR), os projetos de inclusão e acessibilidade voltados para as pessoas com necessidades especiais e o projeto Geopark Araripe, o maior Geopark da América Latina.
A importância da URCA para a região do Cariri pode ser dimensionada pelo seu papel estratégico, no plano do desenvolvimento local, efetivado através do cumprimento de sua missão enquanto produtora de conhecimento, ciência, tecnologia e participante sensível das demandas sociais e da cultura regional.
CURSOS DE GRADUAÇÃO:
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Engenharia de Produção
Edificações
Topografia e Estradas
Matemática
Física
Química
Direito
Ciências Econômicas
Pedagogia
Geografia
História
Letras
Ciências Sociais
Artes Visuais
Teatro
CONHEÇA A UEA
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma universidade jovem, pública, autônoma em sua política educacional, que tem como missão promover a educação, desenvolver o conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia, além de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região.
Instituída pela Lei N.º 2.637, de 12 de janeiro de 2001, sua primeira ação foi realizar o concurso de vestibular para 1.930 vagas em 12 cursos ofertados para municípios de Manaus, Parintins e Tefé no estado do Amazonas.
Atualmente, a UEA possui mais de 26 mil estudantes regularmente matriculados na graduação e, também, na pós-graduação. É considerada a maior universidade multicampi do Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por possuir unidades acadêmicas distribuídas nos 62 municípios que compõem o estado.
CONHEÇA A UNILA
Criada pela Lei 12.189, de 12 de janeiro de 2010, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) iniciou suas atividades acadêmicas em agosto de 2010. Com características inovadoras, a UNILA é uma universidade brasileira com vocação internacional, que nasceu com a proposta de promover a integração entre os países da América Latina.
A Instituição, com sede em Foz do Iguaçu, tem como objetivo ministrar ensino de excelência em cursos de graduação e pós-graduação, desenvolver pesquisa nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária. Sua missão institucional específica é formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina e Caribe.
O corpo discente da UNILA é formado, atualmente, por cerca de três mil e quinhentos estudantes. A Instituição conta com alunos de diversas regiões do Brasil e de outros 19 países da América Latina: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, El Salvador, Haiti, Costa Rica, Panamá, Cuba, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Nicarágua e México. Já os professores são do Brasil e de outros 15 países, com representantes da América Latina, Europa, Ásia e África.
As aulas são bilíngues, ministradas tanto em português quanto em espanhol. Todos os 29 cursos de graduação da Universidade contam, em sua grade curricular, com o Ciclo Comum de Estudos, que contempla conteúdos de Línguas (português e espanhol); Epistemologia e Metodologia Científica; e Fundamentos da América Latina. O Ciclo Comum tem duração de três semestres, permeando disciplinas comuns a todos os cursos com as matérias específicas de cada carreira.
É característica fundamental das graduações da UNILA a interdisciplinaridade, com a possibilidade de que o aluno transite por várias áreas do conhecimento, respeitando sua formação básica. Dessa forma, a Instituição não conta com departamentos de cursos de graduação. As carreiras estão agrupadas em centros interdisciplinares, o que faz com que os cursos “conversem” entre si.
Reconhecimento
A UNILA já teve 15 cursos avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Ciências Econômicas recebeu conceito 5 (máximo), outras 12 graduações foram avaliadas com conceito 4 e dois cursos receberam a nota 3. O reconhecimento do curso é um processo obrigatório e deve ser solicitado pelas instituições de ensino superior quando a primeira turma chega à metade da graduação.
Extensão e pesquisa
No decorrer deste ano, a UNILA está realizando 160 ações de extensão voltadas à comunidade regional. As atividades abrangem diversas áreas, como saúde, meio ambiente, direitos humanos, culturas e artes, entre outras. Em relação aos cursos de extensão, destaque para as atividades nas áreas de línguas e música.
No campo da investigação científica, são mais de 326 projetos de pesquisa coordenados por professores da Instituição. Já os programas de iniciação científica e de inovação da UNILA têm 167 estudantes bolsistas e 47 voluntários desenvolvendo pesquisas. A participação nessas atividades de iniciação científica é de grande importância na formação acadêmica, pois proporciona experiências que facilitam o ingresso dos estudantes em programas de pós-graduação.
Processo seletivo
Em todos os cursos de graduação, a UNILA oferta metade das vagas para estudantes brasileiros e metade para estrangeiros.
Para estudantes brasileiros, a forma de ingresso é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com exceção do curso de Música, que exige prova de habilidades específicas. Tanto no Sisu como na seleção para Música a condição básica para a inscrição é que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente.
Já no processo seletivo para alunos estrangeiros, a classificação é feita com base no histórico escolar referente ao Ensino Médio de cada país. Todos os documentos apresentados pelos candidatos são rigorosamente analisados por uma banca nomeada especificamente para isso.